APOSTILA UNIP ADMINISTRAC A O INTERDISCIPLINAR 1

19437 palavras 78 páginas
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR

1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
1.1 Racionalismo técnico
Pode‑se afirmar que a Administração de Empresas orienta‑se pela busca de eficácia e eficiência.
Processos e projetos são pensados e repensados de forma que alcancem seus objetivos (eficácia) com o menor uso possível de recursos (eficiência), sejam estes humanos, patrimoniais, tecnológicos ou informacionais. Ser eficaz e eficiente é ser racional, orientar‑se pela razão.
O racionalismo técnico é uma proposta econômico‑administrativa que busca prover a eficiência com a concomitante redução de custos. Daí a visão anatômica da organização em termos formais, isto é, a síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações formais (que podem ser vistas no organograma) e suas funções (atividades) dentro do todo, que assegurem a máxima eficiência.
Uma visão anatômica da organização considera apenas os seus órgãos, seus departamentos. Um órgão é um conjunto de pessoas que tem um chefe e cumpre uma dada função. Qualquer divisão da empresa, por menor que seja, é um departamento. É o que afirma a teoria da departamentalização, que é mais uma forma de especialização: as pessoas são agrupadas em departamentos.
A divisão do trabalho como forma de obter mais eficiência está descrita por Smith no primeiro capítulo de A Riqueza das Nações que aborda a descrição do funcionamento de uma manufatura de alfinetes.

Em nome de uma maior eficiência, a Administração cria funções (por exemplo: Marketing, Produção, Vendas, RH, Logística, entre outras). Henri Fayol (1841‑1925) expôs sua Teoria de Administração no livro Administration lndustrielle et Générale, publicado em 1916, que o elevou à condição de um dos maiores colaboradores da Teoria Administrativa. Fayol (1975) apontava as seguintes funções na Administração: técnicas (produção, fabricação ou transformação); comerciais (compra e venda, mercadologia); financeiras (procura e gerência de capitais); de segurança

Relacionados