apostila tednologia em construção

1564 palavras 7 páginas
TÉCNICO em EDIFICAÇÕES

TECNOLOGIA em CONSTRUÇÃO

Processos Construtivos

Técnico em Edificações

Processos Construtivos

São Paulo- SP - 18/08/2.013

Elaboração Oxiler Silva Carvalho Pesquisa Oxiler Silva Carvalho Organização do conteúdo Editoração Corpo de Docência - material didático da Uninove - unidade Memorial da América - Barra Funda -SP/SP.

Processos Construtivos - São Paulo; 18 de Agosto 2.013. Técnico em Edificações

APOSTILA TÉCNICA

Os direitos reservados.
É permitida a reprodução desde que citada a fonte.

O estudo das etapas do processo construtivo tem por objetivo orientar os passo a serem seguidos para o desenvolvimento racional das maioria das obras de edifícios.
O técnico tem o conhecimento dos métodos e meios de trabalho, as especificações dos diversos materiais, equipamentos, ferramentas e instrumentos.
Demonstrando as fases conforme os projetos da obra, acompanhando junto com a produção as etapas construtivas.

Processo Construtivo são:

Serviços Preliminares;
Sondagem
Terraplenagem
Contenções
Fundações
Estruturas
Vedações
Esquadrias
Cobertura
Acabamento
Revestimento

Serviços Preliminares
Serviços preliminares são focalizados os aspectos sociais, ambientais, técnicos e econômicos, a localização do lote e suas característica de uso, as opções possíveis, as avaliações de custo e de prazo.
Devemos observar todo o perímetro dos imóveis vizinhos, verificar as instalações (elétrica/ rede de água/ rede de esgoto/ rede gás/ cabos de telefônicos na via Pública, e nível econômico da região.
Qual o tipo de vias públicas da região (largura das ruas) e a facilidade de acesso e transportes de fornecedores de (insumos, equipamentos e máquinas de pequeno /grande porte). Fazer um estudo de fornecedores de agregados mais próximos da região e mão de obra local.

Relacionados