Apostila quim.geral

9387 palavras 38 páginas
INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E DO AMBIENTE

ESTRUTURA ATÓMICA E TABELA PERIÓDICA

Valentim Maria Brunheta Nunes

Tomar (2007)

______________________________________________________________________________

1

1.1. A evolução dos modelos atómicos A noção de átomo tem os seus primórdios no filósofo grego Demócrito que, no séc. IV AC, e contra as ideias dominantes de Aristóteles, considerava a matéria composta de partículas indivisíveis, os átomos. Só em 1808 um cientista inglês, Dalton, formulou uma definição precisa acerca dos átomos. As suas hipóteses foram as seguintes:

¬

Os elementos são constituídos por partículas extremamente

pequenas, chamados átomos. Todos os átomos de um dado elemento são idênticos, têm o mesmo tamanho, massa e propriedades químicas. Os átomos de um elemento são diferentes dos átomos de outro elemento qualquer.

¬

Os compostos são constituídos por átomos de mais do que um

elemento. Em qualquer composto a razão entre o número de átomos de qualquer dos elementos é um número inteiro, ou uma fracção simples.

¬

Uma reacção química envolve apenas separação, combinação ou

rearranjo dos átomos. Não resulta na sua criação ou destruição. Dalton imaginava o átomo como uma unidade indivisível, mas na realidade este possui uma estrutura interna de partícula subatómicas: electrões, protões e neutrões. A descoberta do electrão deve-se à invenção do tubo de raios catódicos (figura 1.1.)

______________________________________________________________________________

2

Figura 1.1. Deflecção de raios catódicos por meio de um campo eléctrico.

Partículas emitidas pelo cátodo são dirigidas para o ânodo. Um orifício permite que estas partículas o atravessem, originando o raio catódico. Este raio vai posteriormente atingir uma placa fluorescente. Colocando um campo eléctrico no caminho do raio catódico, este é atraído pelo prato possuindo carga

Relacionados