apostila_partituras_iii_armadura_de_clave_final

3485 palavras 14 páginas
03 Introdução
Tonalidade

04 Armadura de Clave

Como identificar o Tom a partir dos acidentes da Armadura de Clave

06 Relação Tom x Acidentes
Tons com sustenidos
Tons com bemóis

12 Círculo das Quintas
Tons Vizinhos

14 Exercícios
17 Respostas
19 Considerações finais
20 Aulas relacionadas
21 Créditos

Como ler e escrever partituras - III

Introdução
Os dois primeiros volumes deste curso trataram da anotação dos dois aspectos mais básicos da música: alturas e ritmos. Pudemos entender como são representadas na pauta as notas musicais e suas durações. Porém, há muitas outras informações a respeito da estrutura de uma música e da maneira que se deve interpretá-la que também podem ser representadas numa partitura.
Agora vamos compreender de que maneira podemos representar a tonalidade de uma música ou trecho musical em uma partitura e como essa compreensão favorece uma leitura ou escrita musical mais fluente e consciente. É claro que o aprendiz deve neste momento estar familiarizado com a teoria musical e deve compreender os princípios da música tonal para acompanhar o curso, afinal, este material tem o objetivo de explicar o sistema de representação das tonalidades no pentagrama, e não o sistema tonal em si.
Nesse sentido é recomendável acompanhar o nosso curso sobre Campo
Harmônico da Escala Maior Natural, com videoaulas 1 e suas apostilas. Ao final deste volume temos também a relação completa de todo o material com conteúdo relacionado a este curso e que pode servir de base para o aprendiz se familiarizar com os conceitos que estamos trabalhando.
Contudo, vamos fazer uma breve revisão de alguns conceitos-chave para a compreensão do universo Tonal e entender como eles são representados numa partitura musical.

Tonalidade
Tonalidade ou Tom são termos usados para falar do referencial harmônico de uma música ou trecho musical. A música ocidental se caracteriza por empregar um sistema harmônico onde uma nota é escolhida como referencial para a construção de uma escala

Relacionados