Apostila parte 1eletrotécnica

900 palavras 4 páginas
Apostila parte 1Eletrotécnica
Conceitos

Corrente Elétrica
Corrente
A proposição básica de um circuito elétrico é a de mover ou transferir cargas através de um percurso especificado. A este movimento de cargas dá-se o nome de Corrente Elétrica.
Quando 6,242x1018 elétrons atravessam em um segundo, com velocidade uniforme, uma seção reta de um condutor qualquer, diz-se que este escoamento de carga corresponde a 1 ampere. A unidade de corrente é o
Ampere (A), ou seja, 1 ampere é igual a 1 coulomb/ 1 segundo.
Formalmente pode-se definir Corrente Elétrica como a taxa de variação no tempo da carga, ou seja: i = dq/dt .
Na teoria de circuitos a corrente é geralmente imaginada como movimento de cargas positivas. Esta convenção foi estabelecida por Benjamin Franklin que imaginou que a corrente trafegava do positivo para o negativo. Sabe-se atualmente que a corrente num condutor metálico representa o movimento de elétrons que se desprendem das órbitas dos átomos do metal. Desta forma deve-se distinguir a corrente convencional usada na teoria de redes elétricas, dada pelo movimento de cargas positivas, da corrente eletrônica dada pelo movimento de elétrons.

Corrente Elétrica
• Podemos dividir a corrente ainda em dois tipos:
– Corrente Contínua (cc): Definimos como sendo é o fluxo constante e ordenado de elétrons sempre numa direção.
Geralmente fornecida por pilhas e baterias.
– Corrente Alternada (ca): É uma corrente elétrica cujo sentido é variante no tempo. Destacam-se como aplicações os motores, geradores, etc.

Tensão Elétrica
O escoamento de cargas ( Corrente elétrica) é causado por uma pressão
Externa ligada à energia que as cargas possuem em virtude de suas posições. A esta pressão dá-se o nome de Energia Potencial Elétrica. No interior de uma bateria, reações químicas fazem com que cargas negativas (elétrons) se acumulem em um dos terminais, enquanto as cargas positivas (íons) se acumulam no outro, ficando estabelecido
desta

Relacionados

Outros Trabalhos Populares