Apostila orçamentos

Páginas: 6 (1403 palavras) Publicado: 4 de junho de 2012
4 COMPONENTES DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL

4.1 ORÇAMENTO DE VENDAS
Segundo Sobanski (1994, pg. 25) “As metas de vendas não se estabelecem ao acaso. Devem resultar de uma análise criteriosa.”
O plano de vendas é o alicerce do planejamento periódico da empresa baseia-se nas estimativas de vendas. As vendas representam a fonte básica de entradas de recursos monetários; os investimentos adicionaisem ativo imobilizado, o volume de despesas a ser planejado, as necessidades de mão-de-obra, o nível de produção e vários outros aspectos operacionais impostantes dependem do orçamento de vendas. (Welsch,1983, pag. 95)
Complementa Sobanski (1994, pg. 26) “ É importante ter em mente que (1) deve-se fixar como plano de vendas, dentre os valores realisticamente atingíveis, aquele que mais contribuapara o aumento do valor da empresa...”
Na concepção de Welsch (1983) O objetivo primordial de um plano de vendas é expressar o julgamento da direção em relação aos ganhos futuros de vendas, com apoio em: (1) dados das condições atuais da empresa; o ambiente externo; (3) os objetivos da própria empresa; e (4) as táticas da gerência tanto a longo quanto à curto prazo.
4.2 ORÇAMENTO DE PRODUÇÃODe acordo com Sobanski (1994, pg. 30) “Seria ótimo operar com estoque próximo a zero; seriam mínimas as despesas de manter estoques. Nem sempre isso é possível. Às vezes, pela aleatoridade da demanda, necessita-se dispor de mercadorias à espera dos clientes”
Para Welsch (1983) O orçamento de produção complementa o orçamento de vendas, na preparação de um plano global de resultados. O plano devendas pode ser convertido em exigências de produção. Nessa elaboração compreende-se o estabelecimento de políticas em relação aos níveis de produção desejáveis, utilização da capacidade de produção e níveis de estoques.
Complementa Sobanski (1994, pg. 31) “Um dos problemas mais difíceis no planejamento da produção é o de compatibilizar as vendas sazonais, com quantidades relativamente estáveis deprodução e com baixos estoques.”
O orçamento de produção necessita de diversos dados e análises:
A preparação de um orçamento de produção detalhado exige, além de planos de produção, um planejamento da produção, um planejamento bem definido e detalhado em relação à necessidade de matérias-primas, mão-de-obra, capacidade de produção, investimento em imobilizado e políticas de estoque. (WELSCH,1983, p. 145)


Para Welsch (1983, pg. 127) “O orçamento de produção pode ser representado esquematicamente da seguinte maneira: VOLUME DE VENDAS + VARIAÇÃO DE ESTOQUE = EXIGÊNCIAS DE PRODUÇÃO.

4.2.1 ORÇAMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS
Um programa orçamentário amplo precisa de acordo com Welsch (1983) de um controle amplo dos diversos aspectos dos materiais usados no processo de fabricação.(VERIFICAR A FORMATAÇÃO ABAIXO)
Ainda segundo Welsh (1983) o planejamento de matérias-primas compreende os quatro suborçamentos seguintes:
1. Orçamentos de matérias-primas. Este orçamento especifica as quantidades previstas de cada matéria-prima necessária para executar a produção planejada. Deve incluir especificações por tipo de matéria-prima, período, produto e departamento.

2.Orçamento de compras. Depois de serem especificados no orçamento de matérias-primas os períodos e as quantidades de cada tipo de material necessário deverá ser preparado um plano para a sua aquisição. Assim o orçamento de compras indicará tanto as quantidades a serem adquiridas quanto o custo de cada tipo de material e as datas de entrega exigidas.

3. Orçamento de estoques de matérias-primas. Esteorçamento indica os níveis planejados de estoques de matérias-primas em termos de quantidades e custo. A diferença em termos de unidades entre as necessidades de matérias indicadas no orçamento de matérias-primas (1, acima) e o orçamento de compras (numero 2) é refletida por um aumento ou uma diminuição dos estoques orçados.

4. Orçamento do custo das matérias-primas consumidas. Este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila de orçamento
  • apostila orcamento
  • APOSTILA ORÇAMENTOS
  • Apostila orçamento público
  • Orçamento
  • Orçamentos
  • Orçamentos
  • orçamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!