APOSTILA OPTOACLOPADORES Cap.3

841 palavras 4 páginas
OPTOACOPLADORES ÓPTICOS – CAP 3

Prof. Ms Rocha

ACOPLADORES ÓPTICOS
INTRODUÇÃO
Os componentes de optoeletrônica são de grande importância nas aplicações modernas. A luz permite o isolamento entre componente e é o meio mais rápido de comunicações que existe. Por que não usá-la em dispositivos que podem ser úteis, eficientes extremamente rápidos. Atualmente, nas aplicações de controle e transmissão de informações os dois tipos mais importantes de dispositivos usados são os acopladores e as chaves ópticas. Neste capítulo trataremos dos princípios de funcionamento e características dos acopladores ópticos e no cap 4, das chaves ópticas.
Dispositivos que envolvem o uso da luz como meio de transmissão de sinais de controle e informações são bastante comuns nas aplicações modernas e podem ser encontrados em inúmeras versões.
Basicamente um dispositivo desta família de componentes consiste num emissor de luz (um LED infravermelho, por exemplo) e um receptor que, dependendo da aplicação do dispositivo pode ser um fotodiodo, foto-transistor, foto-diac, foto-disparador, etc. Na figura abaixo mostramos o princípio básico de operação desses dispositivos.

Em (a) temos um acoplador óptico e em (b) uma chave óptica. Esses dispositivos se diferenciam pela sua forma de uso. Analisemos os principais casos. ACOPLADORES ÓPTICOS
Num acoplador óptico temos um LED emissor e um elemento sensor encerrados num mesmo invólucro hermético que não pode receber luz externa, conforme mostra a figura abaixo.

1

Prof. Ms Rocha

OPTOACOPLADORES ÓPTICOS – CAP 3

Quando o LED recebe um sinal elétrico ele o transforma em luz, transferindo então pelo espaço para o foto-sensor. Como esses elementos não mantém contacto elétrico o isolamento entre o emissor e o sensor é enorme, alcançando tensões de 7000 V ou mais para os tipos comuns, com uma resistência praticamente infinita.
Os acopladores ópticos podem ser usados de duas maneiras: linear e digital. Essas

Relacionados