Apostila náutica dos bombeiros

Páginas: 29 (7111 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
[

Bibliografia: • Curso Preliminar de Aquaviários – Diretoria de Portos e Costas – Ministério da Marinha • Navegar é Fácil – Geraldo Luiz Miranda de Barros • Aprenda a Navegar – João G. Schmidt • Arte Naval – Maurílio M. Fonseca – Vol. I e II

Página |2 NOTA: Esta apostilha foi elaborada para aprimorar os conhecimentos teóricos dos pilotos de lanchas do CBMERJ pelo 1° Tenente BM QOA/81 -Ivan Braz Pereira (Mestre de Cabotagem Setembro/2008.

Página |3 CONHECIMENTOS ELEMENTARES: EMBARCAÇÃO, DIMENSÕES LINEARES, DADOS NÃO LINEARES DIREÇÕES RELATIVAS,

EMBARCAÇÃO -é toda construção, feita de madeira, ferro, aço, fibra de vidro, ou da combinação desses e outros materiais, que flutua, sendo especificamente destinada a transportar, pela água, pessoas ou coisas.

DIREÇÕES RELATIVASPROA - extremidade anterior do navio no sentido de sua marcha normal. A proa é a origem de contagem das marcações relativas. Corresponde aos 000° relativos. POPA - Extremidade posterior do navio. corresponde a 180° relativos. Para efeitos de marcações relativas corresponde a 180° relativos BORDOS - são as duas partes simétricas em que o casco (corpo principal da embarcação) é dividido por um planovertical que contém a linha proa-popa. Denominamos de BORESTE (BE) a parte à direita de quem olha para a proa e de BOMBORDO (BB) a parte à esquerda. BOCHECHAS -partes curvas do costado de um e de outro bordo junto à proa. Para efeitos de marcações relativas a bochecha de BE está aos 045° da proa e a de BB aos 315° dela. TRAVÉS - não é uma parte da embarcação e sim uma posição em relação a ela. Talposição é a perpendicular a linha proa-popa, aproximadamente, a meio navio. Para efeito de marcações relativas o través de BE está aos 090° graus da proa e o de BB aos 270° dela. ALHETAS - parte do costado de um e de outro bordo entre o través e a popa. Para efeitos de marcações relativas a alheta de BE está aos 135° da proa e a de BB aos 225° graus dela.

Página |4

DIREÇÕES RELATIVAS
PROA000°
BOCHECHA DE BB 315° 045° BOCHECHA DE BE

TRAVES DE BB 270°.

090° TRAVES DE BE

ALHETA DE BB 225°

135° ALHETA DE BE

180°
POPA

Quando um objeto entre a proa e uma das bochecha, diz-se estar ele por ANTE-A- V ANTE da bochecha (BE) ou de BB conforme esteja o objeto à direita ou à esquerda da proa. Semelhantemente, quando o objeto está entre uma das bochehas e o travésrespectivo diz-se que o objeto está por ANTE-A-RÉ da bochecha respectiva (BE ou BB). Quando temos um objeto entre o través de um dos bordos e a alheta respectiva diz-se que o objeto está por ANTE-A-VENTE da alheta (BE ou BB). Quando entre a alheta e a popa o objeto estará por ANTE-A-RÉ da alheta (BB ou BE). DIMENSÕES LINEARES -as principais dimensões lineares de uma embarcação são: comprimento, boca,contorno, pontal e calados (máximo e mínimo). COMPRIMENTO -existem várias maneiras de se medir o comprimento de uma embarcação, cada uma delas destinada normalmente a um fim específico. É entendido que, quando nada mais seja especificado, o comprimento se refere ao comprimento total, distância horizontal medida entre as perpendiculares a um plano horizontal que contém a linha proa-popa daembarcação, e que passam pelos pontos extremos da embarcação na parte de vante e na parte de ré. O comprimento total é também, comumente, denominado de COMPRIMENTO RODA A RODA.

POPA

,...

CONPRINENTO TOTAL

Página |5

COMPRIMENTO DE ARQUEAÇÃO -é, para fins amadores, o comprimento entre a face interna da proa no encontro com o convés principal (ou seu prolongamento) e a face interna da popa noencontro com o convés principal (ou seu prolongamento).

BOCA -é a maior largura de uma embarcação.

PONTAL -é a distância vertical medida do convés até um plano horizontal que passa pela quilha da embarcação.

CAlADO -é a distância vertical entre a superfície da água (linha de água) e a parte mais baixa da embarcação no ponto considerado. Toda embarcação tem sempre dois calados: um, O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A NÁUTICA
  • Nautica
  • bombeiro
  • bombeiros
  • BOMBEIROS
  • Bombeiro
  • Bombeiros
  • Bombeiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!