Apostila movimentação de cargas atual 2012.

Páginas: 42 (10346 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
[pic]

[pic]



PROFESSOR: JOCIMAR DOUGLAS ALMEIDA MIRANDA
E-MAIL: jdam-17@hotmail.com
Tels: 8422-3836/ 8073-1946








LOGÍSTICA

"É o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de consumo, como propósito de atender às exigências dos clientes."
Envolve fluxo de mercadorias, dinheiro, informações, pessoas até chegar ao consumidor final.
Esquema da Logística:
SUPRIMENTO TRANSPORTE Produção Armazenamento
DISTRIBUÍÇÃO Consumidores.
A EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA
A evolução da Logística ao longo dos anos passou porvárias mudanças, necessárias para seu desenvolvimento atual. Antigamente essa grande ferramenta utilizada para dar um diferencial competitivo, era tratada totalmente sem quaisquer abordagem científica. Hoje, depois de grandes evoluções tecnológicas e administrativas a logística é considerada tão fundamental quanto qualquer outra área que possa existir dentro de uma organização.
FASES DA LOGÍSTICAA primeira era caracterizada na época do “ Campo ao Mercado” e teve início na virada do século XX. Essa época teve na economia agrária sua principal influência teórica e tinha como principal preocupação as questões de transporte para escoamento da produção agrícola.
A segunda, era rotulada de funções segmentadas. Estendeu-se de 1940 até o início da década de 60 onde sofreu grande influênciamilitar, com o pensamento logístico voltado para identificação dos principais aspectos de eficiência no fluxo de matérias. Caracterizava-se pela produção em massa.
A terceira era, denominada de funções integradas ocorreu na década de 60 até os primeiros anos da década de 70, graças as grandes mudanças de comportamento do consumidor, que marcou o início de uma visão integrada nas questões delogísticas.Esse deixou de concentrar o foco na distribuíção física e passou a englobar um aspecto mais amplo de funções, sob a influência da economia industrial.Também teve forte influência militar.
A quarta teve seu foco no cliente e teve seu princípio no início da década de 70 e foi até o meados da década de 80, concentrou sua maior atenção na aplicação de métodos e modelos quantitativos as questõeslogísticas, dando ênfase a produtividade e custos de estoques.
5º Fase: Supply Chain ( Cadeia de suprimento ou abastecimento): É um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes.[pic]

O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento (vendas, compras, engenharia, etc...).
O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas,checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente), e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.
É uma ferramenta poderosa na análise/solução de problemas e melhorias de processos.

Controlar o processo significa:

• Definir padrões dos processos ( desvios aceitáveis, perdas admissíveis)• Executar conforme os padrões.
• Monitorar os desvios em relação ao padrão:
- Desvios maiores que o aceitável = processo não controlado.
- Desvios dentro de parâmetros aceitáveis = processo controlado
* Agir corretivamente ( ajustes em máquinas, moldes, equipes, projeto etc.)



[pic]


[pic]

TRANSPORTES

Deslocamento de cargas entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anuário Estatístico da Movimentação de Cargas do Porto de Vitória
  • Movimentação de carga
  • Movimentação de cargas
  • movimentação de cargas
  • Movimentação de cargas
  • Movimentação de carga
  • Movimentação de Cargas
  • movimentação de cargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!