Apostila - materiais e processos textêis

Páginas: 22 (5435 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

As Indústrias Têxteis estão presentes em todas as nações do mundo, assumindo importância estratégica nas economias em desenvolvimento, pois absorvem grande parte da mão de obra direta além de não exigir investimentos fixo tão grandes quanto algumas indústrias tecnológicas.
Na busca de produzir artigos com uma maior qualidade e produtividade, a indústria têxtil tem incorporado novastecnologias nos campos das ciências físicas, químicas e biológicas.

OBJETIVOS DA INDÚSTRIA TÊXTIL

1. Transformar a matéria prima (fibras naturais ou químicas) em fios ou tecidos que possam ser utilizados nos produtos a que se destinam, sem necessitar de modificações posteriores em sua estrutura básica.
2. Desenvolver produtos capazes de atender as exigências do consumidor final noque tange a qualidade e preço.


1. ESTUDO DAS FIBRAS TÊXTEIS

Conceito: Fibra é a unidade da matéria com forma de pêlo, cujo diâmetro é muito pequeno em relação ao seu comprimento, o que dota a fibra de grande flexibilidade.

A Indústria Têxtil utiliza diferentes espécies de fibras, oriundas dos reinos: vegetal, animal e mineral, existindo ainda as que são quimicamente produzidas pelohomem, através da utilização de materiais provenientes da natureza. Observe como se classificam as fibras.

1.1 CLASSIFICAÇÃO DAS FIBRAS


Vegetais – Algodão, Linho, Juta, Ramí
FIBRAS NATURAIS
Animais – Seda, Lã



Fibras Artificiais Viscose, Acetato


FIBRAS QUÍMICAS Poliamidas ou nylon 6 e 6,6
Fibras SintéticasPoliéster
Poliuretanos (lycra)
Acrílico




1.2 DESCRIÇÃO DAS FIBRAS

Apresentaremos a descrição das fibras acima mencionadas.

1.2.1 ALGODÃO: É uma fibra extraída da semente do algodoeiro. Até o Século XVIII o algodão possuía um certo valor de raridade, porém com a invenção da máquina de fiar (filatório) iniciou-se um grandedesenvolvimento industrial, ao passo que hoje esta fibra tornou-se matéria-prima básica para a indústria mundial.











1.2.2 LINHO: Extraído do caule, o linho é uma fibra brilhante e longa, com alto poder de absorção de umidade (10-12%), essas características dotam a fibra de grande conforto e resistência. Achados Arqueológicos comprovam que 2.500 anos A.C o linho já era conhecidotanto na Europa quanto no Egito. Já por volta de 1780 o linho foi aos poucos cedendo lugar ao algodão.












1.2.3 JUTA: Extraída do caule, a juta é uma planta de clima úmido e quente, sendo cultivada em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil ela é cultivada na Amazônia. Por ser uma fibra áspera e seca a juta é normalmente utilizada na confecção de capachos, tecidos rústicos(sacaria), tapetes e cordas.

1.2.4 RAMÍ: Também extraído do caule, o ramí apresenta filamentos longos, sólidos e imputrescíveis (não apodrecem). Devido ao seu poder de absorção de umidade e rápida secagem, essa fibra é muito utilizada em substituição ao linho nas vestimentas de verão.

1.2.5 SEDA: Produzida pelo bicho da seda, a seda natural é uma espécie de filamento contínuo.
Sob a formade larva, o bicho da seda segrega, por glândulas especiais, um fio duplo e contínuo que se enrola em torno de si, formando uma espécie de ninho chamado casulo. O fio da seda é elástico, resistente (em relação a finura do seu filamento) e brilhante.

[pic]


1.2.6 LÃ: A lã é uma fibra natural obtida da tosquia de algumas ovelhas, em especial a ovelha doméstica. Estes pêlos apresentam-se sobforma untuosa, porém: macio, fino ondulado, elástico e quente.
A lã oferece excelente capacidade de aquecimento, devido ao seu alto poder higroscópico (absorção rápida da umidade), aliado à propriedade de oclusão do ar. Assim, se uma pessoa portando uma roupa de lã sair de um ambiente quente e seco e ingressar em outro frio e úmido, o tecido absorverá a umidade externa, impedindo a queda da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Da Apostila Materiais De Avia O E Processos
  • Materiais Têxteis
  • Titulação materiais texteis
  • Catalago de materiais texteis
  • Apostila de materiais
  • Apostila MATERIAIS
  • apostila de materiais
  • Apostila de materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!