Apostila Listosfera

12398 palavras 50 páginas
A LITOSFERA

Denomina-se litosfera a parte externa consolidada do Planeta Terra, também denominada de Crosta Terrestre. Nas regiões continentais é formada basicamente por duas zonas, uma superior, denominada SIAL, onde predominam rochas ricas em silício e alumínio, como o granito, e uma inferior denominada SIMA, onde predominam rochas ricas em silicatos de magnésio e ferro, como o basalto. Na figura 01, é mostrada uma representação esquemática das principais camadas que compõe o Globo Terrestre:
Figura 01: Características e constituição do Globo Terrestre.

A espessura da litosfera (SIAL + SIMA) varia, nos continentes, de 35 a 50 km. Vários indícios levam a crer que grande parte do substrato dos oceanos seja constituído basicamente pelo SIMA, ou seja, por rochas de constituição semelhante à do basalto. Abaixo da litosfera ocorrem outras camadas mais espessas, como o manto e o núcleo, cujos constituintes são mantidos a temperaturas muito elevadas e onde predominam elementos mais pesados. Há um aumento da temperatura e da densidade da crosta em direção ao núcleo, cuja constituição pressuposta é de níquel e ferro (NIFE).
No manto superior, entre as profundidades de 50 a 250 km, situa-se uma região muito quente, em que as rochas se encontram próximo ao estado de fusão. Esta zona constitui a fonte dos magmas (rochas fundidas móveis), que penetram na crosta terrestre através de intrusões ou fendas, ou derramam-se sobre a superfície através dos fenômenos de vulcanismo.
A composição química estimada para a parte superior da litosfera, abrangendo cerca de 10 a 15 km superficiais da crosta terrestre, consta do quadro 01. Estes dados, é óbvio, representam valores médios dos elementos presentes nos diversos grupos de rochas.

QUADRO 01. Composição média estimada dos elementos da parte superior da Litosfera .
ELEMENTO
ABUNDÂNCIA

ppm % O
465000
45,60 Si
273000
27,30 Al
83600
8,36 Fe
62200
6,22 Ca

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas