Apostila Leitura e Produção de Textos

Páginas: 72 (17828 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013























LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO









DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
NÚCLEO FUNDAMENTAL COMUM
PROFESSORA: MÁRCIA FONSECA DE AMORIM










2012/1º semestre


A presente apostila será utilizada como material de apoio nas aulas de Leitura e Produção de Texto. Os textos aqui presentes nos auxiliarão nas reflexões sobre aestrutura e o funcionamento da língua portuguesa, tendo em vista a diversidade de gêneros que circulam em diferentes tipos de ambientes. Para que nossas aulas sejam produtivas, é necessário que todas as atividades propostas sejam executadas efetivamente, com muita atenção, observando cada elemento que auxilia no processamento textual.



Proposta de trabalho

Comunicação e as relaçõesinterpessoais. Competência comunicativa. Texto, textualidade e discurso. Formatos básicos: narração, descrição, dissertação e injunção. Gêneros textual-discursivos. Gramática e sua contribuição para a textualidade. Processo de produção textual. Processo de leitura e interpretação. Estratégias de comunicação oral.




Objetivos

Geral
Refletir sobre os mecanismos e as estratégiastextual-discursivas de produção de efeitos de sentido envolvidos no processamento textual no âmbito da leitura e da escrita.
Específicos
propor um olhar diferenciado em relação ao ato de ler e à prática da escrita por meio da análise dos processos sociodiscursivos que envolvem a construção textual de diferentes gêneros;
fornecer subsídios teórico-metodológicos para reflexão sobre o ato de ler e a competêncialeitora;
analisar a configuração e o funcionamento (propósitos comunicativos) de gêneros textuais diversos;
reconhecer e operar com diferentes noções/categorias envolvidas na produção de sentido, com ênfase em: linguagem, língua, texto, discurso, enunciador/enunciadores, propósito discursivo, texto, gênero, tipo textual, discurso.
analisar a tessitura do texto, em sua dimensão macro emicroestrutural.
avaliar a adequação do texto a seus propósitos discursivos;
analisar as estratégias de textualização e construção de sentido: organização da informação, formulação textual e referenciação;
identificar e analisar os diferentes fatores envolvidos nas condições de produção, circulação e compreensão de textos;
elaborar atividades de expressão escrita, principalmente resumos, resenhas,relatórios;
reconhecer as múltiplas faces da intertextualidade e sua interferência na produção de sentido.






PARTE 1

Nossa disciplina inicia-se com quatro conceitos fundamentais para entendermos o processamento textual (leitura e produção de texto), quais sejam: linguagem, língua, texto e discurso. Em um primeiro momento, faremos uma breve discussão a respeito de cada um deles e, aolongo do semestre, vamos rediscuti-los, conforme as leituras e as atividades que desenvolveremos.



PARA INICIARMOS A CONVERSA

Nossa primeira atividade consiste em uma reflexão sobre linguagem e língua. Dificilmente paramos para refletir sobre esses conceitos, como se eles não fizessem parte de nosso dia-a-dia. Por isso mesmo não damos tanto valor aos atos de linguagem que proferimos acada situação vivida. Essa reflexão tem por objetivo fazer com que prestemos mais atenção e tenhamos mais cuidado com o que dizemos, como dizemos e para quem dizemos, uma vez que somos monitorados constantemente em nossa forma de agir socialmente.


Linguagem e Língua




Linguagem

Forma ou processo de interação em que os interlocutores realizam ações, atuam conjuntamente em uma dadasituação de comunicação e em um dado contexto sócio-histórico e ideológico. A linguagem é responsável pela comunicação entre os indivíduos e pela preservação, transmissão e assimilação da cultura de um grupo social. Ela não só expressa o pensamento, mas também age como organizadora dos processos mentais, além de exercer função essencial na construção dos conceitos, permitindo ao homem designar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila de leitura e produção de textos
  • Leitura e Produção de Texto
  • Leitura, interpretação e produção de texto
  • Leitura e produção e texto
  • Leitura e produção de texto
  • Leitura e Produção de TEXTO
  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
  • leitura e produção de texto-uniderp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!