APOSTILA JU ZO MORAL Segundo Piaget

4877 palavras 20 páginas
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

O JUÍZO MORAL NA CRIANÇA segundo PIAGET

TEXTO 1:

(Texto elaborado a partir de recortes dos artigos: “O desenvolvimento humano na teoria de Piaget” de Márcia Regina Terra; “Desenvolvimento moral: de Piaget a Kohlberg”, de Lucila Diehl Tolaine Fini, publicado na revista Perspectiva, Florianópolis, 9 (16): 58-78, Jan/Dez. 1991; “Piaget: que diabo de autonomia é essa?”, de Wilson Correia, UNICAMP - Campinas, Brasil, publicado em Currículo sem Fronteiras, v.3, n.2, p.126-145, Jul/Dez 2003)

Estudando o desenvolvimento moral, Piaget preocu­pou-se com o aspecto específico do julgamento moral e com os pro­cessos cognitivos subjacentes a ele. Estudou o desenvolvimento mo­ral e definiu estágios através de entrevistas e observação de crianças em jogos de regras. As pesquisas de Piaget lhe permitiram concluir que existem diferenças quanto ao respeito a regras em crianças de idades diferentes, distinguindo-se as fases de anomia, heteronomia e autonomia moral.
Para Piaget, existe um desenvolvimento da moral que ocorre por etapas, de acordo com os estágios do desenvolvimento humano. Segundo Piaget, “toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras” (Piaget, 1994, p. 11).
Por diferentes etapas, então, a criança faz o percurso que a conduz da amoralidade à autonomia moral, identificada com a capacidade de exercer a própria faculdade racional e de elaborar bons juízos morais, sempre pela via cognitivista, do raciocínio lógico-formal. Aliás, a proposta de Piaget é a de: “estudar o julgamento moral, e não os comportamentos ou sentimentos morais” (Piaget, 1994, p. 7). Nesse sentido, a capacidade de julgar e efetuar juízos morais pela criança ganha toda a centralidade possível.
Assim sendo, para Piaget o desenvolvimento da moral abrange 3 fases:
a) ANOMIA (crianças até 3-4 anos), em que a moral não se coloca, ou seja, as

Relacionados

  • estagio supervisionado
    25318 palavras | 102 páginas
  • Apostilapedagogica2011
    285611 palavras | 1143 páginas
  • Dsds
    475475 palavras | 1902 páginas
  • Direito do trabalho
    459273 palavras | 1838 páginas