Apostila_Giovani_Capalonga

11386 palavras 46 páginas
UNIVERSIDADE FEEVALE
APOSTILA DE
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Professora Me. Giovani Capalonga
Novo Hamburgo – RS, julho de 2010.
REVISÃO DE CONTEÚDO DE CONTABILIDADE
1. Patrimônio
O termo patrimônio significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa, incluindo, por outro lado, as obrigações a serem pagas por ela.
PATRIMÔNIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA
BENS E DIREITOS (a receber)
OBRIGAÇÕES (a serem pagas)
1.1 Bens
Entende-se por bens as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas.
Os bens podem se apresentar forma física, ou seja, palpáveis, denominam-se bens tangíveis: veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios (móveis de escritório), ferramentas, etc.
Os bens incorpóreos, isto é, não palpáveis, não constituídos de matéria, denominam-se bens intangíveis. Normalmente, as marcas que constituem um bem significativo para as empresas, e as patentes de invenção são exemplos de bens intangíveis.
Os bens, além de tangíveis e intangíveis, podem ser divididos em :
Bens Imóveis: são aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos: edifícios, construções, árvores, etc.
Bens Móveis: são aqueles que podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas: animais, máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias, etc.
1.2 Direitos
Entende-se por Direito ou Direitos a Receber o poder de exigir alguma coisa. São valores a receber, títulos a receber, contas a receber.
Após um mês de trabalho, desde que o pagamento seja estabelecido mensalmente, você tem direito de receber seu salário. Assim, salários a receber é um direito. Depositando determinada quantia no banco, você tem direito a sacar esse depósito a qualquer momento. Assim, dinheiro depositado em bancos é um direito.
Em relação à empresa, o direito a receber mais comum decorre das vendas a prazo, ou seja, quando se vendem mercadorias a outras empresas, o pagamento

Relacionados