Apostila Fundamentos Lingu stica

Páginas: 22 (5290 palavras) Publicado: 14 de junho de 2015
FUNDAMENTOS DA LINGUÍSTICA

LINGUÍSTICA
A Linguística é concebida como a ciência que se ocupa do estudo acerca dos fatos da linguagem, cujo precursor foi Ferdinand de Saussure.
O termo “Linguística” pode ser definido como a ciência que estuda os fatos da linguagem. Para que possamos compreender o porquê de ela ser caracterizada como uma ciência, tomemos como exemplo o caso da gramáticanormativa, uma vez que ela não descreve a língua como realmente se evidencia, mas sim como deve ser materializada pelos falantes, constituída por um conjunto de sinais (as palavras) e por um conjunto de regras, de modo a realizar a combinação desses. 
Assim, a título de reforçarmos ainda mais a ideia abordada, consideremos as palavras de André Martinet, acerca do conceito de Linguística:
“A linguística é oestudo científico da linguagem humana. Diz-se que um estudo é científico quando se baseia na observação dos fatos e se abstém de propor qualquer escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou morais. ‘Científico’ opõe-se a ‘prescritivo’. No caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e não prescritivo do estudo: como  o objeto desta ciênciaconstitui uma atividade humana, é grande a tentação de abandonar o domínio da observação imparcial para recomendar determinado comportamento, de deixar de notar o que realmente se diz para passar a recomendar o que deve dizer-se”.
Para um linguista é muito mais interessante uma passagem do tipo:
Cumé qui é?
a outra:
Como é que é?
Pois as variações linguísticas e seus motivos socioculturais são,cientificamente, muito mais relevantes do que a norma padrão da língua, isto é, o jeito “correto” de falar.
O linguista quer descobrir como a língua funciona, estudando várias dessas línguas, de forma empírica (através de dados baseados na experiência), dando preferência às variações populares faladas em diversas comunidades.
Os critérios de coleta, organização, seleção e análise dos dados linguísticosobedecem a uma teoria linguística expressamente formulada para esse fim.
O Linguista estuda a linguagem verbal, a gramática e a evolução dos idiomas. Ele investiga as línguas das diversas sociedades e sua relação com outros idiomas. Analisa a estrutura e a sonoridade das palavras e das sentenças, o significado dos termos e das expressões idiomáticas, bem como as diferenças de uso por gruposregionais ou sociais. Pode trabalhar na elaboração de material didático e no planejamento de projetos de alfabetização. A informática e a estatística são ferramentas fundamentais de pesquisa. Em interação com especialistas em psicologia, estuda os processos que envolvem a linguagem e a mente. Com profissionais de informática, desenvolve linguagem artificial.

A NATUREZA E O PAPEL DA LINGUÍSTICAReconhecer a natureza linguística do processo de alfabetização constitui requisito fundamental para a compreensão desse processo e dos fenômenos linguísticos envolvidos. Infelizmente, porém, são poucas ainda as pessoas que, trabalhando com a alfabetização no Brasil, têm certa noção desses fenômenos e reconhecem a necessidade de uma integração entre as áreas tradicionalmente ligadas à alfabetização e aLinguística.
Talvez tal desconhecimento se deva ao fato de que essa é uma ciência relativamente recente no nosso país. E mais recente ainda é o interesse de linguistas pela educação básica. Apesar disso, são significativas, ainda que pouco conhecidas, as suas contribuições, principalmente no que tange à aquisição da linguagem oral e escrita.
A concepção da linguagem, por exemplo, como uma atividadede interação, defendida por correntes da linguística da moderna, contribuiu para uma revisão das metodologias, dos materiais e das estratégias utilizadas na alfabetização. Essa mudança de foco nos obriga a reconhecer a importância de certos elementos linguísticos que, apesar de intrinsecamente ligados à produção da linguagem como discurso, tem sido deixados de lado na prática escolar. Um desses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lingu stica
  • A Lingu Stica
  • APOSTILA CURSO DE LOG STICA MODULO FUNDAMENTOS DA LOG STICA
  • Portf lio 05 Aula 4 Fundamentos da Lingu stica Aplicada Marcos
  • VARIA ES LINGU STICAS
  • VARIA ES LINGU STICAS
  • Lingu Stica Funcionalismo Britanico
  • O TRABALHO COM A VARIA O LINGU STICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!