APOSTILA FLAGBOL 1

3136 palavras 13 páginas
ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL AMERICANO

PROJETO: “FLAGBOL NAS ESCOLAS”
APOSTILA : CURSO DE CAPACITAÇAO PARA PROFESSORES
O projeto “FLAGBOL NAS ESCOLAS”, promovido pela ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE
FUTEBOL AMERICANO e a COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO LIMPO – SME PMSP, tem o objetivo de difundir a prática e o conhecimento do Flagbol através da oferta de cursos de capacitação para professores de Educação Física, distribuição de material para a prática dos alunos (bola e cintos) e a edição deste apoio teórico (apostila instrucional).
PROGRAMA DA APOSTILA
1234567891011-

O que é Flagbol e sua origem
Material para jogar Flagbol
Técnicas do jogo (fundamentos)
Posições dos jogadores
Campo de jogo
Seqüência pedagógica
Exercícios
Tática ofensiva
Tática defensiva
Regras do jogo
Considerações finais e anexos

1 – O QUE É FLAGBOL?
O Flagbol ("Flag Football": termo em inglês) permite explorarmos todas as estratégias de conquista territorial, sem que para isso seja necessário o uso da força em forma de abraços, agarrões ou trancos, como acontece no futebol americano. Para interromper uma jogada do ataque adversário, basta puxar uma das duas fitas, ou flags, que os jogadores levam presas à cintura. Em seguida uma nova jogada é executada no local onde ocorreu a retirada da flag. Apenas podem ser retiradas as "flags" do jogador que está com o domínio da bola oval. O objetivo principal é a marcação do touchdown, que ocorre quando um jogador consegue invadir com posse de bola ou recebê-la através de passe dentro da zona de pontuação da equipe adversária. As equipes podem ser formadas de 4 a 9 elementos de ambos os sexos.

Origem do Esporte: Nascido a partir de uma variação mais suave do futebol americano, o
Flagbol começou a desenvolver-se como modalidade esportiva no início dos anos 40, em bases militares americanas de forma recreativa para os soldados. Durante os anos 50, já haviam ligas recreativas em várias regiões dos EUA, sendo que em 1960 surgiu a primeira liga nacional

Relacionados

  • Projeto " flagbol nas escolas
    313 palavras | 2 páginas
  • educação fisica
    14534 palavras | 59 páginas
  • APOSTILA 7 ANO
    14541 palavras | 59 páginas