Apostila Estat Stica E Probabi

7987 palavras 32 páginas
Apostila de Estatística e Probabilidade
Profª Cristiane Leitão

Capítulo I - Conceitos Iniciais

1.1. Estatística
A Estatística está interessada nos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises.
A Estatística tem por objetivo, fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente com situações sujeitas a incertezas. Bioestatística é a Estatística aplicada as Ciências Médicas e Biológicas.

1.2. População e amostra. Estatística indutiva e descritiva
Ao coletar os dados referentes às características de um grupo de objetos ou indivíduos, tais como as alturas e pesos dos estudantes de uma universidade ou os números de parafusos defeituosos ou não produzidos por uma fábrica em certo dia, é muitas vezes impossível ou impraticável observar todo o grupo, especialmente se for muito grande. Em vez de examinar todo o grupo, denominado população ou universo, examina-se uma pequena parte chamada amostra. Se uma amostra é representativa de uma população, conclusões importantes sobre a população podem ser inferidas de sua análise.

1.3.Variáveis
Uma variável é o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. Tratando-se de estatística de variável, é possível distinguir duas categorias de variável:
Qualitativa – quando seus valores são expressos por atributos. Esse tipo de variável, se divide ainda em:
Variável Nominal – quando este atributo não admite uma ordenação.
Ex: Cor dos olhos (pretos, castanhos, azuis, etc)
Variável Ordinal – quando este atributo admite algum tipo de ordenação.
Ex: Classe social (alta, média ou baixa)

Quantitativa – quando seus valores são expressos por números. Esse tipo de variável, se divide ainda em: Variável Contínua – quando seus valores são expressos por números que podem assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois

Relacionados