Apostila Eletricidade B sica Celso Alves Castro V2 C pia

15308 palavras 62 páginas
IFES - Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

CURSO BÁSICO
DE ELETRICIDADE
PARA ELETRICISTAS

Aracruz – ES

2012
APRESENTAÇÃO

Este material foi elaborado usando como base, apostila elaborada pelo Professor Celso Alves Castro. Seu texto foi transcrito de vários livros e apostilas e manuais, apresentando uma linguagem de fácil compreensão dos conteúdos. Assim fizemos, visto que este se destina a um público que se inicia nos estudos da eletricidade. Porém, para o futuro, necessitarão de alguns conhecimentos de maior profundidade em eletricidade para suas funções cotidiana, portanto, recomendamos a continuidade de estudos, principalmente na área que pretende desenvolver-se, a saber, que o campo da eletricidade é bem vasto, pois, só assim será um profissional competente e atualizado, com as normas, tecnologias e equipamentos atualizados.

Os fundamentos básicos registrados aqui demonstrarão as formações dos elementos que compõem a natureza (estudo dos átomos); os meios que os faz locomover-se e as oposições à locomoção das cargas elétricas (nos condutores e nos isolantes); como as condições de facilidade ou bloqueio parcial do movimentar das cargas (fontes de forças eletromotrizes, condutância e resistência); o campo elétrico; lei de OHM; potências elétricas; medidas elétricas; circuitos básicos de corrente contínua e corrente alternada; noções de projeto elétrico residencial e predial, prático e teórico.

Portanto para este curso, julgamos e testificamos devida a aplicação em cursos anteriores que esta apostila é um instrumento balizador para o desempenho do mesmo e como fonte de consulta em sua vida profissional.

Caro Aluno!

Primeiro parabenizamos por ter escolhido este curso. Nossa esperança é que seja de grande valia num futuro próximo.
Assim, se cumprir todas as normativas alusivas, e usufruir dos ensinamentos ministrados, com participação ativa, seu futuro será promissor, suas expectativas serão alcançadas e este, será

Relacionados