Apostila de Windows XP Funda o Wall Ferraz

3884 palavras 16 páginas
O MICROCOMPUTADOR

ligando o computador

Para ligar o computador você deve primeiro ligar o ESTABILIZADOR, que serve para proteger o equipamento nos casos de oscilação de energia elétrica.

Depois você vai procurar uma parte chamada GABINETE (CPU) e pressiona o maior botão que você encontrar nele. No gabinete fica a Placa-mãe, os pentes de memória e o Processador, que é responsável pela resolução das informações que enviamos ao computador. Portanto, o Gabinete é a parte mais importante do computador.

Você não precisa ligar o teclado. Ao ligar o gabinete, ele é ligado automaticamente e nós percebemos isto pelos Led’s (luzes) que acendem do lado direito do teclado.

Também não precisamos ligar o MOUSE. Para saber se ele está funcionando corretamente basta movimentá-lo e você verá o Ponteiro do Mouse na tela do computador.

Estes equipamentos são chamados de PERIFÉRICOS.

Quando você liga o computador o Windows é automaticamente “carregado” e é mostrada uma tela chamada “Área de Trabalho” ou Desktop, onde normalmente poderemos localizar alguns ÍCONES e o botão INICIAR.

AGORA PEGUE O MOUSE E TENTE MUDAR OS ÍCONES (DESENHOS) DE LUGAR NA TELA DO COMPUTADOR

DESLIGANDO o Computador

Antes de desligar o micro, devemos indicar que vamos desligá-lo, para que ele se prepare de forma adequada, pois se não fizermos da forma correta, provavelmente teremos problemas mais adiante, ou seja, pode ser que na próxima vez que tentarmos ligá-lo ele não ligue, ou apresente problemas para reiniciar.
1) Fechar todos os programas que estiverem abertos (em uso)
2) Ir até o botão Iniciar
3) Clicar na opção Desligar
4) Aparecerá uma janela com algumas opções, escolha a opção DESLIGAR, e depois clique em OK.

o “menu” Iniciar:

Quando você clicar no botão Iniciar, vai aparecer uma faixa (chamada MENU). Nela você pode procurar muitos programas no computador!
Você pode encontrar programas para você escrever (DIGITAR)
Pode encontrara programas para DESENHAR
Pode encontrar até JOGOS!

Relacionados