Apostila de sociologia DIREITO

Páginas: 42 (10263 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
SOCIOLOGIA


Organização: Professor Esmair Lopes Camargo


Capítulo I


AFormação do pensamento ocidental

As raízes da civilização ocidental estão fundamentadas na racionalidade grega, nas instituições e direito dos romanos, na religiosidade e moralidade judaico-cristã, que moldaram a maior parte da organização social, política, econômica e cultural dos povos ocidentais.
Os gregos foram os primeiros a pensarracionalmente a organização da sociedade a partir de uma perspectiva que correspondesse às estruturas reais que estavam sendo estudadas e não através de pressupostos e modelos vindo da mitologia, do senso comum em que forças transcendentais influenciavam a vida em sociedade.
Na filosofia, os pré-socráticos já se distanciaram do misticismo ao se interessar por uma cosmologia (estudo da formação douniverso) que constitui numa primeira tentativa dos gregos em explicar a realidade material através de métodos racionais.
Num segundo momento, Sócrates, Platão e principalmente, Aristóteles, buscam na filosofia uma resposta segura na busca das explicações sobre as questões eu envolvia a natureza e a sociedade da época. Investigou uma grande área de conhecimento que passa, pela astronomia,matemática, física, anatomia, biologia dentre outros, estabelecendo paradigmas que foram utilizados durante séculos e influenciou o pensamento científico até os dias atuais.
A principal preocupação dos gregos na busca da verdade era encontrar métodos seguros para analisar a realidade sem se aproximar do misticismo que, seguramente, deveria passar pelo uso da razão que a filosofia poderiaoferecer aos filósofos da época.
Dos romanos o ocidente legou a organização política e administrativa, herdada do período republicano e imperial, onde eles desenvolveram todo um aparato técnico-administrativo visando organizar a administração da república e do vasto império que se estendia do norte da África até a Índia e Norte da Europa.
Outra herança indispensável para o ocidente dosromanos foi a organização do direito. As leis e o ordenamento jurídico do ocidente foi influenciado pelo direito romano. As leis de Roma, a legislação que estendia aos povos de seu império e a jurisprudência interferiu na legislação ocidental, tanto que , nos meios acadêmicos dos cursos de direito é essencial o estudo do direito romano.
A religião e a moralidade dos judeus que passa peloviés religioso e o monoteísmo do Deus “Iwavé”, moldou um comportamento social que serviu de base para organização da maior parte dos povos do ocidente, considerada por muitos o ponto de partida da constituição da moral ocidental. Através da observância dos mandamentos divinos disciplinados no conjunto de leis denominado “Torah” que os judeus deveriam observar e no Pentateuco (cinco primeiroslivros da bíblia que contem as regras das práticas religiosas e sociais) esse povo forneceu a base da moralidade que conduziu à dignidade da pessoa humana.
O cristianismo, veio aperfeiçoar a base da lei que os judeus criaram ao longo de centenas de anos, através do amor , introduzindo novos elementos que possibilitaram à civilização ocidental a agregação e organização da sociedade a partir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila de sociologia
  • Apostila de sociologia
  • Apostila sociologia
  • Apostila Sociologia
  • Apostila de Sociologia
  • Apostila de Sociologia
  • Sociologia do Direito
  • Apostila de Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!