apostila de psicologia e direito

Páginas: 131 (32744 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013














PSICOLOGIA APLICADA ao direito














2013/01











UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO


1.1) HISTÓRICO DA CONSTITUIÇÃO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA

Estudiosos vêm tentando compreender o pensamento, as emoções e o comportamento humano em geral desde os primórdios da história registrada. Seus esforços têm produzido muitas descobertas econclusões respeitáveis, bem como imprecisões e mitos. Os filósofos buscavam respostas através da especulação, do pensamento sistematicamente organizado pela razão e pelas regras do raciocínio. Já o saber teológico estabelecia a revelação divina, escritas nos livros sagrados, como fonte do conhecimento de todas as coisas, acima de qualquer questionamento da consciência humana. Um longo caminho foipercorrido, até a psicologia tornar-se uma ciência.

Já no século V a.C., por exemplo, Platão, Aristóteles e outros pensadores gregos se viam às voltas com muitos dos mesmos problemas que hoje ocupam os psicólogos: como explicar a memória, a aprendizagem, a motivação, a percepção, a atividade onírica e a loucura. Era o método filosófico buscando respostas.

Durante a Idade Média, prevaleceuo saber teológico, com a supremacia do cristianismo na Europa Ocidental. As escrituras sagradas eram a fonte de todo o conhecimento. Durante esse período histórico, conhecido como Idade das Trevas, não houve mudanças a considerar na forma de se compreender o mundo e o homem.

A partir do século XVII, começaram a surgir novas idéias. René Descartes (1596-1650), por exemplo, filósofo francês,afirmou que os seres humanos, assim como o universo, se assemelhavam ao mecanismo dos relógios, que era a grande expressão tecnológica da época. Assim, prevaleceu entre os séculos XVII e XIX, a concepção dos seres humanos como máquinas e o método científico, através da análise, seria a forma possível de se investigar os “mecanismos” da natureza humana. Descartes também introduziu uma nova abordagem darelação entre a mente e o corpo: a dualidade físico (res extensa) x psicológico (res cogitans), onde uma influenciava a outra. Depois de Descartes, foi rápido e prolífico o desenvolvimento da ciência moderna em geral e da psicologia, em particular.

A distinção entre a psicologia moderna e seus antecedentes, portanto, está menos nos tipos de perguntas feitas sobre a natureza humana do que nosmétodos empregados na busca das respostas a essas perguntas. O que distingue a filosofia antiga da psicologia moderna são os métodos e as técnicas utilizadas, que denotam a emergência da psicologia como um campo de estudo próprio, essencialmente científico.

Para isso, uma grande transformação se sucedeu. Foi quando os filósofos começaram a aplicar instrumentos e métodos, que já tinham semostrado bem sucedidos nas ciências físicas e biológicas, a questões relativas à natureza humana. Com os pesquisadores agora se apoiando na observação e na experimentação sistemática, cuidadosamente controlada para estudar o comportamento humano é que a psicologia começou a alcançar uma identidade como ciência, que a diferenciava da filosofia.

Em dezembro de 1879, na Alemanha, foi implantado oprimeiro laboratório de psicologia do mundo. Esta data é considerada como o dia de fundação da psicologia como ciência. Em 1881, foi fundada a primeira revista de psicologia dedicada primordialmente a relatos de experimentos. Já em 1895, havia vinte e seis laboratórios de psicologia e três revistas em circulação, só nos Estados Unidos.

A psicologia passou a ser aplicada inicialmente à educação e,posteriormente, durante as duas Guerras Mundiais, à seleção de pessoal, aplicação de testes de personalidade. Isso demonstrou ao público o quanto a psicologia podia ser útil na resolução de problemas da vida cotidiana. Desde então, a psicologia se expandiu não apenas em termos de seus clínicos, pesquisadores, acadêmicos e de sua literatura publicada, mas também em termos de seu impacto na nossa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia apostila
  • apostila de psicologia
  • Apostila de Psicologia
  • apostila de psicologia
  • apostila de psicologia
  • Apostila de psicologia
  • APOSTILA PSICOLOGIA
  • Apostila de Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!