Apostila De Pol Cia Comunit Ria

9365 palavras 38 páginas
PMSC

POLÍCIA COMUNITÁRIA

CURSO DE
FORMAÇÃO DE CABOS
EaD – 2015-1
Sub Ten André Luiz Neves

1

POLÍCIA COMUNITÁRIA

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

Nesta disciplina, vamos discorrer rapidamente sobre alguns temas que podem ser considerados fundamentais para compreender o que seja a polícia comunitária e como podemos evoluir para a prática dessa filosofia.
Polícia Comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional fundamentadas, principalmente, numa parceria entre a população e as instituições de segurança pública e defesa social, baseando-se na premissa de que tanto as instituições estatais, quanto à população local, devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública, tais como o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social que acentuam os problemas relativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
A parceria com a comunidade é o elemento central da filosofa de Polícia Comunitária, que comporta e valoriza dois fatores, que frequentemente são dissociados e desvalorizados pelas instituições de segurança pública e defesa social tradicionais: a identificação e resolução de problemas sociais com a participação da comunidade e a prevenção criminal, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade à comunidade, garantindo a tranquilidade às pessoas. Desta forma, a comunidade tem o direito de participar das decisões sobre as prioridades das instituições defesa social, e as estratégias de gestão, como contrapartida da sua obrigação de colaborar com o trabalho da polícia no controle da criminalidade e na preservação da ordem pública e defesa civil. 2

A proposta da polícia comunitária implica numa mudança de paradigma no

modo

de

ser

e

estar

a

serviço

da

comunidade

e,

consequentemente, numa mudança de postura profissional perante o cidadão.
A filosofia de polícia comunitária é uma estratégia organizacional que deve ser conhecida e utilizada por

Relacionados

  • crescimento e desenvolvimento
    3515 palavras | 15 páginas
  • Capacita ̧ ̃o em inform ́tica
    25607 palavras | 103 páginas
  • Narração,dissertação e descrição
    53099 palavras | 213 páginas