Apostila De Nutri O E Diet Tica II

1890 palavras 8 páginas
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA II

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA II

NUTRIÇÃO:
Nutrição refere-se aos processos por meio dos quais um organismo vivo ingere, digere, absorve, transporta, utiliza e excreta nutrientes (alimentos e outros materiais nutritivos). A nutrição como uma área clínica está preocupada basicamente com as propriedades dos alimentos que constroem corpos saudáveis e promovem a saúde.
Como a boa nutrição é essencial para a boa saúde e para a prevenção de doença, todos os indivíduos envolvidos na área de saúde precisam ter um conhecimento completo da nutrição e das necessidades nutricionais do corpo ao longo da vida. E mais, o estudo da nutrição precisa dar ênfase à promoção da saúde. NUTRIENTES:
São substâncias que compõem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a saúde e executar suas atividades.
São nutrientes:
Carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e água.
Tipos de Nutrientes:
Essenciais: São nutrientes produzidos pelo corpo, mas em quantidade insuficiente, devendo ser obtidos através dos alimentos.
Não essenciais: Um nutriente não essencial não é necessário na dieta porque é produzido pelo corpo.

Grupos dos Nutrientes:
Nutrientes Energéticos: São os que fornecem a maior parte da energia para o corpo. Composto por carboidratos, que fornecem energia para o corpo realizar diversas atividades.
Principais Fontes: Pães, massas, batata.
Nutrientes Construtores: São os que constroem as células, compostos por proteínas, responsáveis pela formação e renovação dos tecidos do corpo.
Principais Fontes: Carne vermelha, ovos.
Nutrientes Reguladores: São os que promovem a harmonia orgânica, Têm como nutrientes as vitaminas e os minerais. Tais alimentos conservam e fortalecem o sistema imunológico, regula a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento do intestino, pois são ricos em fibras.
Principais Fontes: Verduras (alface), legumes (cenoura) e frutas (mamão).

O PAPEL DA NUTRIÇÃO:
Os nutrientes exercem

Relacionados