Apostila de logica de programaçãp

2246 palavras 9 páginas
Lógica de Programação e Algoritmos + Introdução a Linguagem de Programação

(usando C++)

(Menezes, Antonio Carlos)

1 – Introdução

Durante muito tempo a computação esteve restrita a ambientes específicos como os acadêmicos, grandes corporações e órgãos de pesquisas ligados aos governos, porém isto já faz parte da história.

Atualmente a computação está ao alcance de todos literalmente. Graças à redução constante do custo do hardware e a disponibilização de softwares livres (gratuitos), somados à internet e seu acesso cada vez mais facilitado, desenvolver programas, se tornou possível a qualquer pessoa, seja para fins específicos ou pequenos problemas, seja para grandes sistemas

Pode parecer um exagero esta afirmação, porém é fato que muitos programadores gabaritados nunca freqüentaram uma sala de aula para aprenderem programação, seja em um curso regular, seja em um curso especifico para esse fim.

Obviamente algumas pessoas têm mais facilidade do que outras neste aprendizado, mas com pouco esforço e alguns princípios como os que serão apresentados, um leigo em programação, com conhecimento básico do uso de um computador, será capaz de desenvolver um pequeno programa e, quem sabe tomando gosto por este trabalho, desenvolver pequenos sistemas e ingressando pelas veredas da programação.

Para construirmos programas de programação é necessário que exercitemos algo que fazemos desde que nascemos que é pensar de uma maneira que consigamos atingir um resultado. O bebê chora, a mãe então verifica se ele está com as fraldas cheias, se não estiver automaticamente ela vai dar de mamar. O bebê aprende rapidamente que para conseguir a atenção da mãe seja para o limpar , seja para o alimentar ou simplesmente para que ela fique por perto, basta que ele chore. O que o bebê está fazendo é pensando com LÓGICA, mesmo que em nível de consciência ainda muito primário.

Com o passar do tempo a forma de pensar com lógica vai evoluindo com o

Relacionados