Apostila de judô

Páginas: 20 (4783 palavras) Publicado: 3 de junho de 2011
Judô

O Caminho Suave

Histórico, Fundamentos e Técnicas

Organização: Marcelo Galdino de Melo
Monitor de Judô
Escola Técnica Federal de Goiás
Orientador: Leofei Shiozawa

Goiânia - Julho - 1993

JUDÔ

Jigoro Kano:

Professor, fundador do Judô moderno e do Kodokan. Nasceu em 28/10/1860 em Mikage, perto de Kobe. Terceiro filho de uma família de 3meninos e 2 meninas. Com 17 anos iniciou o treinamento de Jiu-Jitsu. Em 1882 fundou o próprio dojô no templo Eisho-Ji o ano de 1884 viu nascer o judô, resultante da conjunção de vários sistemas de jiu-jitsu e da introdução de seu fundamento filosófico.
Em 1891 ele casou com a filha mais velha do embaixador coreano Seisei Takezoe; o nome dela era Sumako. Eles tiveram 9 filhos (6 meninas e 3meninos). O professor Jigoro Kano tinha sido inicialmente estudante de Ciências Políticas, também estudava História da Literatura, Filosofia, Ética e Educação Física, chegou a ser docente numa universidade japonesa; em 1893 ele foi convocado para o Ministério da Educação japonês, em 1909 presidente do Comitê Olímpico Internacional no Japão e em 1911 presidiu a Associação Atlética Japonesa.
Jácomo jovem estudante, Jigoro Kano tinha adquirido alguns conhecimentos do jiu-jitsu, que naqueles tempos não eram muito divulgados, mas reservados mais aos velhos, célebres mestres da arte. Foi Fukudo Hachinosuke, Mestre de Lutas do Instituto Imperial para as Artes Marciais, quem iniciou Jigoro Kano no sistema Ten-Shin-Shinyo, onde prevaleciam pancadas e golpes com as mãos e pés, como a aplicaçãode alavancagem e torção dos membros do oponente. Mais tarde, sob orientação do célebre mestre Jikubo Kohei, o aluno Kano conheceu o Kito-Jiu-Jitsu, cuja característica especial era uma técnica sofisticada de arremessos.
O Dr. Baez, que lecionou, como professor de medicina alemã, 1876 ate 1892, na Universidade de Tóquio, apoiou Jigoro Kano no seu interesse no jiu-jitsu que, como meioexcelente de educação física foi finalmente incorporado no currículo da Universidade de Tóquio.
O impulso final para isso tinha sido uma competição, organizada por intermédio do Dr. Baez, entre oficiais da polícia da cidade de Tschiba e alguns estudantes da universidade, realizada nesta. Totsuka, velho instrutor de jiu-jitsu dos policiais de Tschiba, teve a satisfação de ver seus lutadores dejudô, por ele bem treinados, ganhar folgadamente dos jovens estudantes de jiu-jitsu em Tóquio.
Jigoro Kano faleceu com 78 anos em 4/5/1938 com uma pneumonia a bordo de um navio chamado Hikawa-Maru, na volta de um congresso sobre esportes na Europa.

Histórico...

Criado em fevereiro de 1882, o Judô é uma forma de combate do século XVI, no decorrer do pleno feudalismo nipônico, onde asartes guerreiras de lutas eram desenvolvidas de modo que o confronto corpo a corpo eram geralmente derivada do Jiu Jitsu, arte de ataque e defesa sem o uso de nenhuma arma ou instrumento a não ser o próprio corpo.
Jigoro Kano, fundador do Judô, decidiu praticar a arte do Jiu Jitsu, e teve como mestre Jikubo Kohei e Machinosoke Fukuda, herdando seus conhecimentos de grande importância parao aperfeiçoamento do Judô, eliminando os golpes mais lesivos (socos e pontapés), pois a finalidade era a de formar cidadãos pacíficos.
Em 1882, aos 22 anos Jigoro Kano funda o seu próprio Dojô, nas instalações do templo budista Eishosi, em Toquio, foi denominado de Kodokan (Escola para o Estudo da Vida). Ele começou com apenas nove alunos em um dojô de doze tatames. Em poucos anos, o Judôdo Kodokan foi reconhecido como sendo excelente uma vez que seus alunos superaram os atletas do Jiu-Jitsu no Campeonato Policial Tschiba. Este foi de fato o primeiro degrau para um rápido progresso futuro.
Avançando com a organização do Kodokan e formulando as normas do Judô, ele tornou-se o primeiro membro Asiático do Comitê Olímpico Internacional em1909 e trabalhou para a difusão do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila Judô
  • Apostila tecnica de judo
  • ESPORTES DE LUTAS APOSTILA DE JUDO
  • sintese apostila de judo
  • Judo
  • Judô
  • Judo
  • Judô

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!