Apostila de ipd mec - proinfo

1925 palavras 8 páginas
Apostila de IPD MEC - ProInfo
Página 34
• Algumas principais estrelas deste período de extrema miniaturização foram os supercomputadores, sendo seu representante mais famoso o Cray .
Cray.
• O Cray foi inventado por Seymour Cray, que deixou a Control Data em 1972 para formar sua própria companhia. Esta máquina foi muito conhecida pelo seu design em forma de ferradura - um esforço para acelerar o processamento encurtando o comprimento dos circuitos - tanto quanto por ter sido a primeira máquina a tornar viável o processamento vetorial. Processamento vetorial, onde arrays numéricos muito extensos são computados por uma simples instrução, passaram a ser uma característica fundamental dos supercomputadores desde então.
• Também único foi o uso, pelo Cray, de circuitos de baixa densidade/alta velocidade
(ECL, que requeriam Freon liquido para resfriamento), em vez de alta densidade/baixa velocidade. Sua combinação de ECL com a estrutura em forma de três quartos de círculo concedeu à máquina uma performance altíssima - 100 MFLOPS (milhões de operações de ponto-flutuante por segundo) - em um "invólucro" relativamente pequeno.
Um fato interessante é que o Cray podia ser encomendado na cor que o comprador escolhesse, fato que permanece até hoje.
Apostila de IPD MEC - ProInfo
Página 35
ERA DO COMPUTADOR PESSOAL
• A partir de 1975, com a disseminação dos circuitos integrados, a tecnologia do computador sofreu uma verdadeira revolução. Graças ao chip de silício, o computador, antes com dimensão de uma sala, diminuiu muito de tamanho e de custo. Ao lado dessa metamorfose, verificaram-se importantes mudanças nas atitudes e expectativas das pessoas que lidavam com essas máquinas. Abriu-se caminho para uma indústria que viria a explorar o computador como um verdadeiro bem de consumo.
• O crescimento assombroso da indústria dos computadores pessoais conta uma história de magia técnica, visão utópica e visão comercial. O maior estímulo para o

Relacionados

  • As tecnologias da inteligência o futuro do pensamento na era da informática
    1272 palavras | 6 páginas