APOSTILA DE iNFORMÁTICA

745 palavras 3 páginas
Apresentação
Este manual se destina a você que deseja aprender “Digitação” corretamen-te com os dez dedos e sem olhar para o teclado nem para a tela.
Esperamos que você, ao final deste curso, torne mais um profissional que sabe extrair o máximo dos inúmeros recursos disponibilizados pelo microcomputa-dor.
O Teclado
Este curso está baseado no teclado usado pela grande maioria dos computa-dores brasileiros, conhecido como Teclado ABNT 101/102 Teclas. Ele é também chamado ABNT Padrão.
Existe também o teclado ABNT2, mais semelhante ao da máquina de es-crever por apresentar a tecla cedilha (ç). Ele é bem menos usado que o Padrão, mas, caso o digitador venha a utilizá-lo, não deverá encontrar problemas. A adaptação é muito rápida.
Onde está a cedilha (ç) no teclado ABNT padrão?
A cedilha, no teclado ABNT padrão (este que usamos como referência) é digitado por uma combinação de teclas: digite normalmente a apóstrofe (‘) e, logo a seguir, digite a letra “C”. A cedilha aparecerá. Portanto, não esqueça: operações. Por exemplo, para acessar a ajuda de determinados programas (F1) ou para repetir o último fragmento digitado (F4). Estas teclas são muito usadas em conjunto com Ctrl, Alt e Shift.
Teclas de digitação
São as teclas alfanuméricas normais, encontradas em qualquer máquina de escrever. Englobam as 04 fileiras básicas do teclado, de A a Z e de 1 a 0, além dos símbolos e caracteres especiais, como o famoso arroba (@), utilizadíssimo no ambi-ente Internet.
É a tecla usada para avançar marcas de tabulação. Sua função mais utilizada é demarcar o início do parágrafo. A tecla Tab é muito útil, também, para avançar campos. Por exemplo, saltando para a próxima célula de uma tabela. Para retornar à célula anterior, usa-se Shift + Tab.
Tecla de acionamento de maiúsculas. Atenção! A Caps Lock aciona-da (luz indicadora acesa) mantém todo o texto em maiúsculo. Nova-mente, atenção! A Caps Lock acionada não habilita os sinais gráficos 2 Manual de Digitação
secundários

Relacionados