Apostila de hematologia

Páginas: 164 (40953 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
MANUAL DO PACIENTE - ANEMIA APLÁSTICA EDIÇÃO REVISADA 02/2004

Este manual tem como objetivo fornecer informações aos pacientes e seus familiares a respeito da Anemia Aplástica. Sabemos que as informações médicas são cercadas, na maior parte das vezes, por termos técnicos, difíceis e incompreensíveis pela maioria dos usuários. Dessa forma, esperamos que esse encarte possa esclarecer suasdúvidas. Qualquer comentário é muito bem vindo, seja sobre a clareza desse manual ou sobre a omissão de alguma informação considerada importante e pode ser enviado através da urna de sugestões do HEMORIO ou pelo e-mail ouvidoria@hemorio.rj.gov.br.

3

O que é Anemia Aplástica ?
A anemia aplástica, conhecida também como aplasia medular, é uma doença caracterizada por redução na produção dosconstituintes do sangue. Essa produção reduzida pode ser global (de todos as células sangüíneas) ou seletiva (redução de um ou dois tipos de células sangüíneas). A Anemia Aplástica (AA) é uma doença da medula óssea e do sangue. Nos pacientes com AA a medula produz muito poucas hemácias, plaquetas e glóbulos brancos. Para entender melhor a AA é bom conhecermos as funções normais da medula.

Funções dosangue normal
ª Carrega oxigênio e outros nutrientes para as células ª Protege de infecções ª Remove dejetos e toxinas
O sangue é feito de diferentes células. Os três principais tipos de células sangüíneas são:

Glóbulos Vermelhos (Hemácias ou Eritrócitos):
Contém hemoglobina, que é uma proteína rica em ferro. O oxigênio é captado pela hemoglobina, quando ela passa pelos pulmões. O oxigênio écarregado pelos glóbulos vermelhos e distribuído para diferentes órgãos e tecidos no corpo. Quando os glóbulos vermelhos estão em baixo número, chama-se a isso anemia. Quando a pessoa está anêmica, ela pode se sentir tonta, com falta de ar e ter dores de cabeça por não ter oxigênio circulante suficiente em seu sangue.

Plaquetas:
São pequenas células em forma de disco que ajudam a coagulaçãosangüínea. As plaquetas previnem o sangramento anormal ou excessivo. Se não há plaquetas suficientes, um simples corte ou queda pode resultar em sangramentos. Às vezes algumas manchas roxas ou avermelhadas são vistas nas pernas e nos braços dos pacientes. São chamadas petéquias. O surgimento de petéquias pode indicar uma baixa contagem de plaquetas.

Glóbulos Brancos (Leucócitos):
São célulassangüíneas que defendem o organismo contra infecções. Uma redução de qualquer tipo de glóbulo branco pode resultar em maior chance de desenvolvimento de infecção. Na AA, há redução na produção dos componentes do sangue, ou seja, o portador de AA pode ter anemia, tendência à hemorragia e / ou infecções. Não devemos confundir Anemia Aplástica com “Hipoplasia Medular”. Essa modalidade, que pode serseletiva ou global, difere da Anemia Aplástica Severa, por seu quadro de leve a moderada redução das células sangüíneas.
4

Quais são as causas da Anemia Aplástica ?
A Anemia Aplástica pode ser de origem constitucional (hereditária) ou pode ser adquirida ao longo da vida do indivíduo. As causas constitucionais são raras. A Anemia de Fanconi é um exemplo de AA de origem hereditária, na qual alémde aplasia da medula, a criança pode nascer com outras anomalias, como malformações renais e urológicas (duplicação de ureteres), entre outras. A Anemia Aplástica de origem adquirida é a mais freqüente. A exposição a agentes químicos é a principal causa, embora essa exposição seja identificada em apenas metade dos portadores de AA. Chamamos de Idiopática os casos de AA cuja causa não tenha sidoidentificada. A lista de agentes químicos que podem levar ao quadro de AA é muito grande. Os principais elementos envolvidos são: Bismuto, Cloranfenicol, Inseticidas, Agrotóxicos, Alcatrão, Benzeno, Solventes, Fenilbutazona, Sulfonamidas, Anticonvulsivantes, Sais de ouro e Produtos do petróleo. A radiação ionizante e o uso de medicamentos anti-neoplásicos, são também relacionados à indução de AA....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila hematologia
  • Apostila de Hematologia Clínica
  • hematologia
  • Hematologia
  • hematologia
  • hematologia
  • hematologia
  • Hematologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!