Apostila de Gado Leitero

11138 palavras 45 páginas
INTRODUÇÃO

O manejo do rebanho leiteiro leva em consideração inúmeros fatores relacionados com o clima, solo, animais e plantas. Conforme varia qualquer um destes parâmetros, variam também as normas de manejo, considerando que, para um deterninado clima, o sistema de criação deve possibilitar aos animais do rebanho demonstrar todo seu potencial genético de produção, sem que haja prejuízo às pastagens e ao solo.
Satisfeita a condição básica do manejo, que leva em consideração o equilíbrio clima-solo-planta-animal, deve-se voltar a atenção para as medidas de manejo relacionadas com o animal. A defesa sanitária deve fundamentar-se, principalmente, na prevenção das doenças, adotando-se medidas preventivas adequadas. A alimentação deve ser baseada, principalmente, em ótimas pastagens, com alimentação suplementar, de acordo com a necessidade de cada categoria. O melhoramento genético deve-se basear no controle individual de produção das vacas do rebanho.

MANEJO DE BEZERROS

Devemos dispensar ao recém-nascido toda a atenção, pois, o sucesso da nossa exploração, está nele. Se forem observadas todas as normas preconizadas, se desenvolverá saudável e será um bom animal. No entanto, se não observamos as normas estabelecidas estaremos fadados ao fracasso.
O índice de mortalidade é muito alto em toda a pecuária brasileira. A falta de cuidados especiais, dispensados ao bezerro, concorre bastante para isso, principalmente nos primeiros dia de vida. Os cuidados deverão se estender até mesmo, para o período de gestação da mãe. O bezerro, antes de nascer, se encontra num meio no qual é totalmente protegido e suprido de suas necessidades orgânicas. Quando nasce encontra um ambiente inteiramente adverso. A partir daí devemos olhá-lo com muito mais cuidados.
Dentre as normas ou cuidados especiais, enumeramos:

1. Parto – Se possível, assistir, de certa distância, o parto da vaca. Se transcorrer normalmente,, não devemos interferir. Caso

Relacionados