Apostila De Fisica 06 E28093 Calorimetria

808 palavras 4 páginas
Apostila de Física 06 – Calorimetria
1.0 Introdução
Calorimetria é a parte da Termologia que estuda fenômenos relacionados ao calor. O movimento dos átomos ou dos grupamentos atômicos gera a energia térmica, que está relacionada à temperatura, radiação e ao calor.
Quando um corpo ganha ou perde energia térmica, são os movimentos dos grupamentos atômicos/átomos que se movimentam com mais ou menos intensidade.
A energia térmica que passa de um corpo ao outro se chama calor (Q). Como as pessoas associam massa ao peso, elas também confundem temperatura com calor. Um corpo não tem mais calor que o outro, pois calor é uma forma de transferência de energia sem transporte de massa.
Calor é um tipo de onda eletromagnética infravermelha, levando alguns pesadores a classificá-la como uma subdivisão da energia radiante.

2.0 Tipos
2.1 Calor Sensível
O calor necessário para variar a temperatura de um corpo. É expresso por essas equações: Q m.c. T

Q C. T

Em que m é a massa, c é o calor específico, C é a capacidade térmica e variação de temperatura.

Téa

2.1.1 Calor Específico (c)
O calor específico é uma característica da substância, que está relacionada à quantidade de calor por 1g de substância que consegue variar 1ºC na temperatura do corpo. Ela é expressa por estas fórmulas:

c

C m Em que Q é o calor, m é a massa e

c

Q
T
m

c

Q
Tm

T é a variação de temperatura.

2.1.2 Capacidade Térmica (C)
A capacidade térmica é uma característica do corpo, que está relacionada à quantidade de calor para variar 1°C na temperatura do corpo. Ela é representada por essas fórmulas:
C

Q
T

C

m.c

Em que C é a capacidade térmica, Q é o calor, e temperatura. T é a variação de

2.2 Calor Latente
Determina a variação na estrutura física do corpo (quando varia o estado físico do corpo). Ela é expressa por esta equação:
Q

m.L

Em que m é a massa e L é a constante calor latente.

3.0 Transferência de Calor
Quando dois corpos de temperaturas diferentes estão em contato em um sistema

Relacionados