Apostila De Cristologia1

10693 palavras 43 páginas
II SEMINÁRIO BÍBLICO – REGIÃO BAIANA
REGIÃO NORDESTE ORIENTAL, 29-30 DE JULHO DE 2007
PALESTRA: CRISTOLOGIA (O ESTUDO DA PESSOA E OBRAS DE CRISTO)

CRISTOLOGIA

Este estudo está baseado no livro Teologia Sistemática de Wayne Grudem, Teologia Sistemática de Augustus Hopkins Strong, Teologia Sistemática de Louis Berkhof

Salvador, 06-08 de Abril de 2007.
I - A NATUREZA DE JESUS CRISTO – SUA humanidade E DIVINDADE 1. O nascimento virginal.
Quando falamos na humanidade de Cristo, convém iniciar com uma consideração do nascimento virginal de Cristo. As Escrituras afirmam claramente que Jesus foi concebido no ventre de sua mãe, Maria, por obra miraculosa do Espírito Santo e sem um pai humano. Em muitas passagens Jesus é retratado como Homem, Rm. 5.15, 19; 1 Tm. 2.5. Sua natureza humana foi sobrenaturalmente concebida, Lc. 1.34-35. Alguns textos indicam a promessa de um salvador da parte de Deus, Mt. 11.27; Jô. 17.3.
2. Fraquezas e Limitações Humanas
2.1. Jesus possuía um corpo humano. O fato de que Jesus possuía um corpo humano exatamente como o nosso é visto em muitas passagens das Escrituras. Ele nasceu assim como nascem todos os bebês humanos (Lc 2.7). Ele passou da infância para a maturidade assim como crescem todas as outras crianças: “Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele” (Lc 2.40).
2.2. Jesus possuía uma mente humana.
O fato de Jesus ter crescido em sabedoria (Lc 2.52) significa que ele passou por um processo de aprendizado assim como acontece com todas as outras crianças — ele aprendeu a comer, a falar, a ler e a escrever, e a ser obediente a seus pais (veja Hb 5.8). Esse processo normal de aprendizado fazia parte da genuína humanidade de Cristo. Ele possuía os elementos essenciais da natureza humana de que se constituem atualmente – corpo e emoções, Mt. Lc. 24.39; Hb. 2.14; I João 4.2.
2.3. Jesus possuía sentimentos e emoções humanas.
Vemos várias

Relacionados