Apostila de comunicação e expressão

Páginas: 56 (13951 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

COLETÂNEA DE TEXTOS
(Organizada pelas professoras Ana Lúcia Moret, Eliana Righi e Ieda Santos)







INTRODUÇÃO

Esta disciplina visa ampliar os conhecimentos e vivências de comunicação e de novas leituras do mundo; propiciar a compreensão e valorização das linguagens utilizadas nas sociedades atuais e de seu papel na produção de conhecimento;vivenciar processos específicos da linguagem e produção textual (ouvir e falar; ler e escrever) como veículos de integração social e desenvolver recursos para utilizar a língua não apenas como veículo de comunicação, mas como espaço constitutivo da identidade, nas produções acadêmicas;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1) Texto e contexto: conhecimento lingüístico, conhecimento enciclopédico ou conhecimentode mundo, conhecimento interacional;
2) Texto e contexto, contextualização na escrita;
3) Intertextualidade;
4) As informações implícitas (pressuposto e subentendido);
5) As condições de produção do texto: sujeito (autor/leitor), o contexto (imediato/histórico) e o sentido (interação/interpretação);
6) Alteração no sentido das palavras: a metáfora e a metonímia;
7) Os procedimentosargumentativos em um texto
8) O artigo de opinião e o texto crítico (resenha), enquanto gêneros discursivos.

Bibliografia Básica

FIORIN, José Luiz e PLATÃO, Francisco. (2008). Para entender o texto: leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática.
_____. (2006). Lições de texto: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática.

KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. (2006). Ler e compreender: ossentidos do texto. São Paulo: Contexto.

Bibliografia Complementar

ANDRADE, Maria Margarida de & HENRIQUES, Antonio. (2007). Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 8. ed. São Paulo: Atlas.
FARACO, Carlos Alberto e TEZZA, Cristovão. (2008) 17ª ed. Prática de texto para estudantes universitários. 17. ed. Petrópolis: Vozes.
Dicionários diversos, jornais e revistas.


I -Noções sobre Língua e Leitura
De acordo com Mikhail Baktin, “A língua não é o reflexo das hesitações subjetivo-psicológicas, mas das relações sociais estáveis dos falantes. Conforme a língua, conforme a época ou os grupos sociais, conforme o contexto apresente tal ou qual objetivo específico, vê-se dominar ora uma forma ora outra, ora uma variante ora outra.” (1988, p 147). Para este pensador, alíngua e seus falantes estão inseridos em contextos sociais mais amplos, marcados por relações ideológicas e históricas. Neste sentido, um texto sempre será um produto das relações sociais e históricas e a leitura também será marcada por estes fatores.
Para uma visão limitada sobre o ato de ler, a leitura consiste na decifração e apreensão mecânica dos sentidos das palavras – fato que resultará emalguém apenas decorar os termos sem a sua devida interpretação.
Novas visões sobre a leitura têm apontado a importância da relação entre autor, texto e leitor, demonstrando a influência do pensamento de Paulo Freire. Ingedore Koch e Vanda Maria Elias (2006), por exemplo, enfatizam a concepção interacional (dialógica) da língua, na qual “os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais,sujeitos ativos que – dialogicamente – se constroem e são construídos no texto, considerado o próprio lugar da interação e da constituição dos interlocutores” (2006, pg. 10). Em virtude disso, o sentido - o processo de recepção – de um dado texto sempre será construído a partir da interação entre texto e sujeitos, entre o texto e o seu leitor, ressaltam as autoras. Portanto, a leitura é um fenômenoque resulta de um processo interativo com grande complexidade de produção de sentidos. Articulando aqui o pensamento de Baktin, podemos afirmar que a leitura é também um processo marcado por complexas relações ideológicas.
Duas conclusões de Koch e Elias sobre a leitura são relevantes:
“A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor;
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • APOSTILA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
  • apostila. comunicacão e expressão unip
  • Apostila de comunicação e expressão
  • apostila de comunicação e expressão
  • Comunicação e Expressão
  • COMUNICAÇAO E EXPRESSAO
  • Comunicacao e expressao
  • COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!