Apostila de Carismatologia

6968 palavras 28 páginas
Carlos Alex Belli
Ministério Betel carlosalexbelli@bol.com.br Fones: 41-3258 8410 / 9221 8262Carismatologia

Definição: É o estudo dos Dons Espirituais.

Histórico:
O estudo dos dons espirituais não pode ser feito a partir somente de um texto bíblico, mas de todos que tratam acerca do assunto. O primeiro texto sobre dons encontra-se na primeira carta de Paulo aos Coríntios (1 Cor.12. 8-10, 28) e foi escrito da cidade de Éfeso por volta do ano 56 d.C., cerca de vinte e três (23) anos após o Pentecostes (primeira manifestação dos dons). Na igreja de Corinto havia problemas acerca dos dons. Paulo escreve a carta para solucionar as distorções, dando maior ênfase aos dons, que se relacionavam aos problemas existentes naquele momento naquela igreja.
O segundo texto encontra-se na carta de Paulo a igreja de Roma (Rom.12.3 a 8), escrito na cidade de Corinto, por volta do ano 58 d.C. cerca de (25) vinte e cinco anos após o Pentecostes, e dois anos após a carta aos Coríntios.
O terceiro texto foi escrito também por Paulo à igreja de Éfeso, enquanto estava na cidade de Roma, por volta do ano 63 d.C., o texto dá maior ênfase aos dons ministeriais. O que fica claro é que os dois primeiros textos tratam de dons dados as pessoas, e o terceiro texto, dons (ministérios) dado à igreja. Nenhum dos três textos se propõe a descrever todos os dons, estes são percebidos pelo estudo dos três textos. A razão de nenhum dos textos apresentar uma relação completa dos dons, se dá pelo fato de para cada igreja Paulo tratar acerca de situações específicas, e não existia na época uma compreensão panorâmica por parte das igrejas ou uma relação oficial de quais eram os dons. Estes conceitos foram sendo construídos, reconhecidos e oficializados no decorrer da história da igreja e de forma progressiva, como se vê na tabela abaixo:

Livro:
1 Coríntios
Romanos
Efésios
Data da autoria:
56 d. C.
58 d.C.
63 d.C.
Tempo após o

Relacionados