Apostila comandos elétricos

Páginas: 27 (6506 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
COMANDOS ELÉTRICOS













INTRODUÇÃO

As aplicações de potência da eletricidade, a parte industrial é sem dúvida uma das mais importantes, sobretudo porque representa a transformação da energia elétrica como parte de um produto.
Como tal, é freqüentemente integrante das atividades exercidas pelos profissionais da área, seja na forma de projetos elétricos,instalação dos equipamentos e acessórios, fator fundamental para que se obtenha elevada rentabilidade e racionalização dos procedimentos industriais, e com isso custos e preços otimizados.
Dentro desta área de conhecimento situa-se a área dos comandos elétricos, que são técnicas e métodos para acionamentos de máquinas e equipamentos.
O comando elétrico é composto de circuito de força, onde sãoregistrados e ligadas as cargas, e circuito de comando onde os dispositivos de manobra e proteção são comandados.
Por definição os comandos elétricos têm por finalidade a manobra de motores elétricos que são os elementos finais de potência em um circuito automatizado. Entende-se por manobra o estabelecimento e condução, ou a interrupção de corrente elétrica em condições normais e de sobrecarga. Osprincipais tipos de motores são:

• Motor de Indução
• Motor de corrente contínua
• Motores síncronos

Os motores, com a maior aplicação no âmbito industrial são os motores de indução trifásicos, pois em comparação com os motores de corrente contínua, de mesma potência, eles tem menor tamanho, menor peso e exigem menos manutenção.A figura 1.1 mostra um motor de indução trifásico típico.


O motor de indução tem características próprias de funcionamento, que são interessantes ao entendimento dos comandos elétricos e serão vistos em capítulos posteriores.
Um dos pontos fundamentais para o entendimento dos comandos elétricos é a noção de que “os objetivos principais doselementos em um painel elétrico são:
a) “proteger o operador e b) propiciar uma lógica de comando”.
Partindo do princípio da proteção do operador uma seqüência genérica dos elementos necessários a partida e manobra de motores é mostrada na figura 1.2. Nela podem-se distinguir os seguintes elementos:

A) Secciona mento: Só pode ser operado sem carga. Usado durante a manutenção everificação do circuito.
B) Proteção contra correntes de curto-circuito: Destina-se a proteção dos condutores do circuito terminal.
C) Proteção contra correntes de sobrecarga: para proteger as bobinas do enrolamento do motor.
D) Dispositivos de manobra: destinam-se a ligar e desligar o motor de forma segura, ou seja, sem que haja o contato dooperador no circuito de potência, onde circula a maior corrente.




Ainda falando em proteção, as manobras (ou partidas de motores) convencionais, são dividas em dois tipos, segundo a norma IEC 60947:
I. Coordenação do tipo 1: Sem risco para as pessoas e instalações, ou seja,
desligamento seguro da corrente de curto-circuito. Porémpode haver danos ao contator e ao relé de sobrecarga.
II. Coordenação do tipo 2: Sem risco para as pessoas e instalações. Não pode haver danos ao relé de sobrecarga ou em outras partes, com exceção de leve fusão dos contatos do contator e estes permitam uma fácil separação sem deformações significativas.
O relé de sobrecarga, os contatores e outros elementos em maiores detalhes noscapítulos posteriores, bem como a sua aplicação prática em circuitos reais.
Em comandos elétricos trabalhar-se-á bastante com um elemento simples que é o contato.
A partir do mesmo é que se forma toda lógica de um circuito e também é ele quem dá ou não a condução de corrente. Basicamente existem dois tipos de contatos, listados a seguir:
I. Contato Normalmente Aberto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila de maquinas e comandos eletricos
  • Comandos elétricos
  • comando eletricos
  • Comandos Elétricos
  • comandos eletricos
  • Comandos eletricos
  • Comandos eletrico
  • Comandos eletricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!