Apostila Classicos Sociologia2

5747 palavras 23 páginas
1ª. Apostila de Sociologia

O Positivismo
Os Clássicos da Sociologia
I - Émile Durkheim
II - Max Weber
III - Karl Marx

Resumo da aula anterior.
A Sociologia surge no momento de desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. É resultado do trabalho de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações sociais, econômicas, políticas e culturais.
As conseqüências da rápida industrialização e urbanização levaram ao aumento da prostituição, do alcoolismo, da criminalidade, epidemia, dos bolsões de miséria. A sociedade passou a ser um problema, um objeto que precisava ser investigado e modificado.

O Positivismo

Segunda metade do século XIX e inicio do século XX
O principal formulador do positivismo foi Augusto Comte (1798-1857).
Nascido na França, Augusto Comte viveu um período de crise e desordem social após a Revolução Francesa.
Conte considerava um dos pontos altos de sua sociologia a reconciliação entre a ordem e o progresso. Os cientistas estabeleceriam verdades a serem aceitas por todos os homens. São três as idéias básicas do Positivismo:
a. A sociedade é regulada por leis semelhantes às da natureza: invariáveis e independentes da vontade humana: há uma ordem social tal qual há na natureza. b. Os métodos de conhecer a sociedade são os mesmos da natureza.

1

c. Da mesma forma que as ciências naturais são neutras e objetivas, assim são as ciências sociais.
É a crença total no poder da ciência como forma de salvar o mundo: o poder deveria ir para as mãos dos cientistas e industriais. Acreditava que a ciência levaria a sociedade ao progresso e resolveria todos os problemas.
Apesar de grande influência no pensamento da época, essa tendência foi bastante criticada.

Outro positivista foi Durkheim, para quem a ordem social era fundamental. De forma sistemática, ocupou-se em estabelecer o objeto de estudo da Sociologia e em indicar seu método de investigação, levando a Sociologia para a universidade e

Relacionados