Apostila Biologia Cefet Coltec 4REINO ANIMALIA 1

2372 palavras 10 páginas
Capítulo X – Reino Metazoa (animais)
O reino metazoa inclui indivíduos eucariontes, pluricelulares, com organização corporal e nutrição heterotrófica. Neste capítulo iremos estudar os principais filos desse reino:










Filo Porifera;
Filo Coelenterata;
Filo Platyelmintes;
Filo Nematoda;
Filo Anellida;
Filo Mollusca;
Filo Artrhopoda;
Filo Echinodermata;
Filo Chordata.

Filo Porifera
Os poríferos (esponjas) apresentam esse nome pelo fato de possuírem o corpo coberto de poros.
Características





Parazoários (não apresentam tecidos verdadeiros);
Sésseis;
Assimétricos;
Geralmente marinhos.

Estrutura básica

Porócitos: células que formam os poros. Permitem a entrada de água e gases respiratórios. Coanócitos: célula exclusiva dos poríferos. Caracteriza-se por apresentar um colarinho e um flagelo. Envolvido com a digestão intracelular e reprodução. Além disso, promove o fluxo de água no interior das esponjas por meio do batimento dos flagelos de milhares de coanócitos. Pinacócitos (célula da epiderme): células achatadas que revestem externamente o corpo do animal formando a epiderme.
Amebócitos: células indiferenciadas com alto poder de regeneração. Tem a capacidade de originar qualquer outro tipo de célula dos poríferos. Envolvida com a formação de gametas e distribuição de nutrientes. Locomovem-se por pseudópodes.
Espículas: podem ser de natureza calcárea ou silicosa. Envolvidas com a sustentação corporal. Espongina: são fibras de proteínas não representadas no desenho que apresentam juntamente com as espículas a função de sustentação corporal.
Trajeto da água no interior dos poríferos
Os poríferos são filtradores e apresentam um constante fluxo de água em seu interior. A água, trazendo gases e nutrientes dissolvidos, penetra por seus poros, circula pelo átrio ou espongiocele e sai pelo ósculo (abertura na porção superior).

Obs.: As esponjas apresentam três camadas: uma externa chamada epiderme, uma intermediária chamada mesogléia (tem aspecto

Relacionados