Apostila Banco De Dados Sterlady

2210 palavras 9 páginas
Banco de dados
Banco de dados é uma coleção de dados.
Definições
Um banco de dados relacional consiste em uma coleção de tabelas, cada qual designada por um nome único.
Um banco de dados do tipo relacional armazena os dados e informações em tabelas que são formadas por linhas (seus registros) e colunas (seus campos).
Uma tabela é um objeto criado para armazenar os dados fisicamente.
Uma linha da tabela é chamada de tupla e corresponde a uma entidade individual no ME-R (registros).
Cada atributo corresponde a uma coluna da tabela (campos). Cada coluna possui um nome e um tipo de dado. O tipo de dado restringe o conjunto de valores que podem ser atribuídos a coluna, ou seja, é o domínio de um atributo. O domínio corresponde ao conjunto de valores que o atributo pode assumir (texto, número, data).
Chave primária é o campo ou o conjunto de campos de uma tabela que possuirá um único valor, que não será repetido para nenhum outro registro, como por exemplo, RG, CPF ou qualquer código de controle utilizado.
Chave estrangeira caracteriza-se por ser uma chave de uma tabela que possui associação (relacionamento) com a chave primária de outra tabela.

Imagine uma sala onde se ficam diversos arquivos (aqueles armários de ferro com gavetas), bem, fazendo uma analogia a sala é o banco de dados e cada arquivo é uma tabela.
O sistema gerenciador de banco de dados é o funcionário quem manipula os arquivos, organiza, compra arquivos novos quando precisa de mais espaço, etc. SQL seria a linguagem utilizada entre a pessoa que solicita os dados ao funcionário e o funcionário.
SGBD
Um SGDB ou Sistema Gerenciador de Banco de Dados é um pacote de software designado para guardar e gerenciar banco de dados.
Uma grande coleção integrada de dados.
Exemplos:
Oracle;
InterBase;
Firebird;
MySQL;
Progress;
Sybase;
SQL Server;
SQLite.

Linguagem SQL Definição
A SQL é uma linguagem para interface com banco de dados, isto é, todos os usuários e programas que desejarem realizar alguma

Relacionados