apostila anvisa05

1283 palavras 6 páginas
Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação

Módulo 5

Módulo 5 – Manipuladores e Visitantes Aula 1 – Quem é o manipulador de alimentos? O manipulador de alimento é qualquer pessoa do serviço de alimentação que entra em contato direto ou indireto com o alimento. Ou seja, é a pessoa que lava, descasca, corta, rala, cozinha, prepara os alimentos. É um engano achar que o manipulador é somente a pessoa que fica dentro da cozinha, manuseando o alimento. Aqueles que recebem as matérias primas, servem os clientes, ou até mesmo realizam a limpeza dos locais de trabalho, também são considerados manipuladores nos serviços de alimentação.

Atenção! As pessoas terceirizadas que trabalham nos serviços de alimentação também são considerados manipuladores de alimentos.

Aula 2 -­‐ Uniforme

Um aspecto muito importante para a manipulação segura dos alimentos é o uso de uniforme fornecido pelo serviço de alimentação. Agora, assista o vídeo e veja um exemplo correto de um manipulador se preparando para um dia de trabalho.

É responsabilidade do manipulador mantê-­‐lo conservado e limpo. Verifique com o responsável como deve ser feita a lavagem do uniforme e solicite outra peça, caso esteja desgastado.

Atenção aos intervalos: procure locais adequados e limpos

Relacionados