apostila anvisa04

1014 palavras 5 páginas
o Siste

.Boas Práticas de M anipulação em Serviços de Alimentação

Módulo 4

Módulo 4 – Higienização

Aula 1 – Introdução À Higienização

Olá. Como já vimos, restos de alimentos e demais sujeiras presentes nos serviços de alimentação são atrativos para pragas e focos de contaminação microbiana.
Por isso, a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios de trabalho é uma operação tão importante. Para eliminar esses perigos, a higienização deve ser feita de forma correta. O processo de higienização envolve principalmente duas etapas.
A primeira é a de limpeza. É preciso retirar as sujeiras visíveis, como restos de alimentos, usando espátulas, escovas, esponjas ou fibras. Em seguida, lavamos a superfície com produto apropriado para a retirada mais profunda da sujeira. Por fim, enxaguamos para eliminar os resíduos do produto. Quando for possível, os equipamentos devem ser desmontados antes da lavagem para permitir a completa remoção das sujidades.
A segunda etapa é a desinfecção. Hora de eliminar os microrganismos, ou seja, retirar o que não vemos. Mas atenção: esta etapa somente é eficiente se a primeira foi bem feita. Os resíduos de gordura prejudicam a ação do desinfetante, por isso, superfícies muito gordurosas requerem mais atenção durante a lavagem.
Aplique o produto e deixe agir conforme o tempo determinado pelo fabricante. Os utensílios e peças desmontáveis de equipamentos devem ficar completamente imersos no produto. Depois enxágue completamente para eliminar resíduos, quando o equipamento e utensílio entrarem em contato direto com o alimento.
Seguindo estas duas etapas (limpeza + desinfecção) temos um procedimento de higienização.
Além de higienizados, os utensílios devem ser guardados em local limpo e protegido. Lembrese, para uma

Relacionados