apostila analise de custo

Páginas: 27 (6748 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2015













Estrutura e análise de custos
































I - INTRODUÇÃO
A Contabilidade Financeira visa a dois objetivos fundamentais, a saber: relatar a natureza e a situação do capital investido em uma empresa (Balanço) e medir as mudanças no capital, resultantes das atividades operacionais (Demonstração do Resultado). O Balanço indica a medida em que a direção de umaempresa conservou os bens que lhe foram confiados. A Demonstração do Resultado revela em que medida tais recursos foram lucrativamente empregados durante um período de tempo especificado.
Mede-se o lucro da empresa correlacionando os custos de produtos com as rendas derivadas de sua venda. O contador de custos contribui com a realização deste objetivo da Contabilidade Financeira, mediante oestabelecimento e manutenção de sistemas que fornecem dados sobre os custos dos produtos, os quais são utilizados no processo de correlacionamento destinado à determinação do lucro. Os custos dos estoques ainda não vendidos ao fim de um período são levados para o Balanço. Por isso, os dados relativos aos custos dos produtos preparados pelo contador de custos afetam não somente a Demonstração do Resultado,mas também o Balanço.
Para acumular os dados relativos aos custos dos produtos, o contador de custos mantém registros e contas especiais, o conjunto dos quais se denomina Sistema de Contabilidade de Custos. O sistema de contabilidade de custos não é independente das contas financeiras. Ao contrário, ele representa unicamente um detalhamento do sistema básico.
A Contabilidade de Custos formaparcela ponderável da moderna Contabilidade Administrativa, Gerencial ou Analítica. Durante muito tempo se pensou que a Contabilidade de Custos se referia apenas ao custeamento dos estoques e que servia somente às empresas industriais. Todavia, atualmente, esse ramo da Contabilidade é constituído de técnicas que podem ser aplicados a muitas outras atividades, inclusive, e principalmente, aos serviçospúblicos e ainda às empresas não lucrativas.
Uma distinção clara entre Contabilidade Industrial e Contabilidade de Custos é essencial nesse ponto. Contabilidade Industrial é a aplicação dos princípios e preceitos da Contabilidade Geral, ao registro, organização e controle das operações de uma empresa industrial, assim como são a Contabilidade Bancária, a de Transportes, a de Seguros e assim pordiante.
A Contabilidade de Custos, no entanto, engloba técnicas da Contabilidade Geral e outras técnicas extracontábeis para o registro, organização, análise e interpretação dos dados relacionados à produção ou à prestação de serviços, podendo ser aplicada igualmente como detalhe da Contabilidade Industrial, da Contabilidade Bancária, da Contabilidade de Transportes e de Seguros.

II - OBJETIVOS
Adiversidade de objetivos da Contabilidade de Custos torna difícil estabelecer um só tipo de custo de produção, que se adapte a todas as necessidades; cada utilização de custo requer, de fato, diferentes tipos de custos. Por isso, a Contabilidade de Custos, quando acumula os custos e os organiza em informações relevantes, pretende atingir três objetivos principais: a determinação do lucro, ocontrole das operações e a tomada de decisões.
Os dados de custos necessários para a determinação do lucro podem ser extraídos diretamente dos registros convencionais da Contabilidade. Uma ou outra compilação deverá ser feita para transformá-los em informações úteis. Por exemplo, a separação dos custos em aplicados e periódicos já vai fornecer resultados mais realísticos à Administração. A acumulaçãodos custos por fases de fabricação, por departamentos e por produtos resultará em apropriações mais racionais. O atendimento do princípio contábil de que a toda a renda devem ser computados os custos necessários para realizá-la é a maneira mais usada e correta para o levantamento do lucro do período.
Quando o contador acumula os custos por centros de responsabilidade e dentro de cada centro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila analise de custo
  • Apostila de Custos
  • Apostila Custos
  • Apostila de custos
  • APOSTILA DE CUSTOS
  • Apostila de custos
  • analise de custos
  • Analise de custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!