Apostila 007 Ora es Subordinadas Adjetivas Classifica o Gram tica Rose Vianna

276 palavras 2 páginas
Professora Rose Vianna
Gramática
Exercícios
7. ( ) “O sol que é uma estrela é o centro do nosso sistema planetário.” O trecho apresenta-se gramaticalmente correto. 8. ( ) No trecho “As células, que não têm capacidade de reprodução, se degeneram com a idade”, há erro no que tange à pontuação, pois a estrutura oracional adjetiva é restritiva.
9. ( ) O trecho “Os cegos, que são capazes de distinguir a claridade, poderão ter vista perfeita (...)” está gramaticalmente correto, pois uma estrutura explicativa deve ser isolada por vírgulas.
10. ( ) “No fim, tinha um pequeno armarinho — sempre tivera lojas que fossem frequentadas principalmente por mulheres — na rua Senhor dos Passos.” A oração adjetiva “que fossem frequentadas principalmente por mulheres” apresenta valor explicativo.
11. ( ) Julgue o item com relação à correção gramatical.
“A escolha dos homens, que irão exercer funções públicas, é feita de acordo com a confiança pessoal que mereçam os candidatos, não de acordo com as suas capacidades próprias. Falta a tudo a ordenação impessoal que caracteriza a vida no Estado burocrático.”
12. ( ) “Os rios e lagos que banham mais de uma unidade da federação (...) são de domínio da União.” O segmento
“que banham mais de uma unidade da federação” é uma oração adjetiva restritiva.
13. ( ) “As células-tronco que são provenientes de embriões humanos armazenados em clínicas de infertilidade são pluripotentes, podendo dar origem a qualquer outra célula do corpo humano, exceto as necessárias para criar outro embrião” A oração “que são provenientes de embriões humanos armazenados em clínicas de infertilidade” não está isolada por dupla vírgula para levar a entender que também existem células-tronco que não são provenientes de embriões humanos.

1

É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

www.estudioaulas.com.br

Relacionados