Apost Las Est Cio Or Amento Empresarial

57798 palavras 232 páginas
Disciplina: ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Controladoria
Estratégica e
Operacional
2a. Edição/2009
Clóvis Luís Padoveze

ESTRRTEGICHEOPERfiCIOnfll
2aedição reuista e atualizada

Capítulos
- 15 - Plano Orçamentário
- 21 - Controle Orçamentário

* 4 CENGAGE

**

Learning"

Cengage Learning www.cengage.com.br ISBN 9788522107292

!'» A S ï A . D O

'R O FE S S O f

PARTE V

A CONTROLADORIA NA PROGRAMACAO
Dentro do processo de planejamento, a última etapa caracteriza-se pela necessidade de planejar o curto prazo, ou seja, as ações para o próximo exercício. Denominamos esta etapa de Programação, uma vez que consiste na elaboração de planos operacionais de produção e vendas e na mensuração econômico-financeira desses planos.
A função da Controladoria nesta etapa do processo de gestão tem como elemento central o plano orçamentário, o qual se caracteriza exatamente por ser um plano de curto prazo e envolve a quantificação dos elementos necessários para o processo de comprar, produzir e vender e, subseqüentemente, a mensuração econômica de todos esses elementos e suas resultantes.
Algumas empresas elaboram planos orçamentários para mais de um ano futuro.
Nosso entendimento é que não há muita utilidade gerencial em elaborar planos orça­ mentários além do próximo exercício futuro, apesar de isto ser possível a um custo razoável, considerando os novos recursos de tecnologia de informação à disposição das empresas. Entendemos que é extremamente necessário o orçamento para o próximo exercício, com todo o grau de detalhe que é necessário e envolve o plano orçamentário. Para os demais exercícios futuros, sugerimos a utilização dos conceitos de projeção, consideran­ do dados mais sintetizados, sem envolver todos os setores da empresa, e elaborado ape­ nas pelo setor de Controladoria.
Esta parte da obra destina-se a explorar o plano orçamentário, dentro de um grau de detalhamento mínimo. Apresentaremos as principais peças orçamentárias necessárias, bem como o fechamento do plano

Relacionados

  • Português
    90799 palavras | 364 páginas
  • português
    90799 palavras | 364 páginas