Apost. de proj. elétrico

551 palavras 3 páginas
Professor: Me. Carlos Mariano Melo Júnior
Disciplina: Desenho Aplicado II

DESENHO TÉCNICO - PROJETO ELÉTRICO

1. Introdução

Quando vamos executar uma instalação elétrica qualquer, necessitamos de vários dados como: localização dos elementos, percursos de uma instalação, condutores, distribuição da carga, proteções, etc...

Para que possamos representar estes dados, somos obrigados a utilizar a planta baixa do prédio em questão. Nesta planta baixa, devemos representar, de acordo com a norma geral de desenhos, o seguinte:

a localização dos pontos de consumo de energia elétrica, seus comandos e indicações dos circuitos a que estão ligados; a localização dos quadros e centros de distribuição; o trajeto dos condutores e sua projeção mecânica (inclusive dimensões dos condutos e caixas); um diagrama unifilar discriminando os circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra e proteção; as características do material a empregar, suficientes para indicar a adequabilidade de seu emprego tanto nos casos comuns, como em condições especiais.

Como a planta baixa se encontra reduzida numa proporção 50 ou 100 vezes menor (a depender da escala), seria impossível representarmos os componentes de uma instalação tais como eles se apresentam a seguir.

Figura 1: Tomadas, interruptor e luminária de lâmpadas fluorescentes.

Seria trabalhoso e desnecessário desenhá-lo em tamanho menor, por isso, utilizamos uma forma de diagrama reduzido, denominado esquema unifilar, onde os dispositivos de comando, proteção, fontes de consumo, condutores etc., são representados como nos exemplos a seguir:

2. Distribuição de tomadas de acordo com a NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão

4.2.1.2.3 Tomadas de uso geral
a) nas unidades residenciais e nas acomodações de hotéis, motéis e similares, o número de tomadas de uso geral deve ser fixado de acordo com o seguinte:

em banheiros, pelo menos uma tomada junto ao lavatório, desde que observadas as

Relacionados

  • Manutençao
    2588 palavras | 11 páginas
  • Ufscar - engenharia de materiais
    16697 palavras | 67 páginas