aportilha sistema

12728 palavras 51 páginas
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE - FAINOR
COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - CCA
COMPONENTE CURRICULAR: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Prof. M.Sc. Marcus Vinicius C. Fagundes
APOSTILA BÁSICA DE ASI – 2014/2

1. INFORMAÇÃO E SISTEMAS

1.1 Sistemas e funções organizacionais
Os sistemas e as funções organizacionais se complementam. A organização ou empresa é um sistema e a partir dela existem outros sistemas integrados.

1.1.1 Sistema
São diversos os conceitos de sistema. Segundo Rezende (2008), destacam-se os seguintes: conjunto de partes que interagem entre si, integrando-se para atingir um objetivo ou resultado; partes interagentes e interdependentes que formam um todo unitário com determinados objetivos e efetuam determinadas funções; em informática, é o conjunto de software, hardware e recursos humanos; componentes da tecnologia da informação e seus cursos integrados; empresa ou organização e seus vários subsistemas.

1.1.2 Abordagem sistêmica da Administração
A perspectiva sistêmica ou orgânica da administração é considerada um dos mais importantes desenvolvimentos dentro da teoria organizacional no decorrer dos últimos anos.
Segundo Morgan (2009), os problemas levantados pela visão mecanicista da organização levaram muitos teóricos organizacionais a abandonar a ciência mecânica e a inspirar-se, sobretudo, na biologia como uma fonte de idéias para refletir sobre as organizações. Dentro desse processo, a teoria da organização transformou-se num tipo de biologia na qual as distinções e relações entre moléculas, células, organismos complexos, espécies e ecologia são colocados em paralelo com aquelas entre indivíduos, grupos, organizações, populações (espécies) de organizações e a sua ecologia social.
Os teóricos sistêmicos buscaram identificar e estudar diferentes necessidades das organizações enquanto “sistemas vivos e abertos”. Grande parte das diversas necessidades organizacionais propostas pelo Modelo Orgânico

Relacionados

  • POSITIVISMO
    1193 palavras | 5 páginas
  • O problema de dxescate de remédios
    1425 palavras | 6 páginas
  • pedeagogia
    1721 palavras | 7 páginas
  • educaçao fisica
    2451 palavras | 10 páginas