apoptose e necrose

Páginas: 6 (1353 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
CEUT – CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE TERESINA
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, SAÚDE, EXATAS E JURÍDICAS
NUTRIÇÃO
BIOLOGIA CELULAR
MARIA JOSÉ SOARES MONTE



APOPTOSE E NECROSE



CARLA FRANCISCA BARBOSA PEREIRA DA SILVA
DHEYNA MIRIAM PINHEIRO DE CARVALHO
MARIANA VIEIRA DE MORAIS
RANNA VITÓRIA DOS SANTOS SILVA
WELLYDA GABRIELA SILVA LINHARES











TERESINA - PIDEZEMBRO / 2014

1.0 APOPTOSE
A apoptose é um fenômeno espontâneo em que a célula é estimulada a acionar mecanismos que culminam sua morte, uma vez que sua função não é mais necessária. Os fragmentos da célula morta são endocitados por células vizinhas, sem desencadear quimiotatismo e nem ativação de células fagocitárias.
É uma morte celular muito frequente em estados patológicos efisiológicos. Em condições normais é um importante mecanismo de remodelação de órgãos tanto durante a embriogênese como na vida pós natal, além de participar no controle da proliferação e na diferenciação celular, ajudando na eliminação de células depois de exercerem suas funções, sem que cause algum transtorno no órgão ou tecido.
























2.0 NECROSE
A necrose é amorte celular seguida de do fenômeno de autólise, degradação enzimática dos componentes celulares por enzimas da própria célula liberadas dos lisossomos após a morte celular, independentemente de ter havido morte do indivíduo ou focal no organismo vivo. A célula sofre algum tipo de agressão do tipo irreversível interrompendo suas funções vitais, o que provoca sua morte.
Uma das organelas que selocalizam na célula é o lisossomo, que tem enzimas como proteases, lipases, glicosidade, ribonuclease e desoxirribonucleares que são capazes de digerir quase todos os substratos nucleares, no fenômeno de necrose essas substancias saem dos lisossomos e vão para o citosol, são ativadas pelas altas concentrações de Ca+ no citoplasma e iniciam o processo de autólise.3.0 CAUSAS DA NECROSE
3.1 Oxigênio
A perda da capacidade do sangue transportar oxigênio, na hipóxia há uma queda de oxigênio e consequente queda de ATP à morte celular. A anoxia é a ausência total de oxigênio, no que ocorre em afogamento e pré-parto, já isquemia há falta de circulação como nos casos de trombos, êmbolos, arterosclerose.
3.2 Agentes Físicos
Os agentes físicos maiscomuns de induzir agressões celular, estão os traumatismos mecânicos, varrições de temperatura, as varrições repentinas da pressão atmosféricas, as radiações ionizantes que produzem radicais livres e o choque elétrico.
3.3 Agentes Químicos
São inúmeros os agentes químicos, incluindo as drogas que podem produzir a lesões celulares. Agentes potentes como venenos, agentes simples como glicose esódio que em grandes quantidades podem causar agressões celular por perturbar a homeostasia líquida e eletrolítica da célula, até mesmo o oxigênio em grande concentração é gravemente tóxicos. Substancias do nosso dia a dia como poluentes ambientais, inseticidas, herbicidas, o álcool, fumo, medicamentos.
3.4 Agentes Biológicos
São agentes infecciosos como, vírus, bactérias, vermes, protozoários eos fungos, causam agressões células por via direta. Como por exemplo os vírus que se replicam no interior da célula.
3.5 Mecanismos Imunes
As reações podem salvar vidas mas também são letais, as reações imunes podem causar injúria celular por meio de fenômenos ligados à imunidade humoral. A reação anafilática a uma proteína estranha ou a uma droga ingerida é um exemplo, o organismo podedesenvolver anticorpos contra antígenos do próprio corpo, e assim desenvolver as chamadas enfermidades autoimunes.
3.6 Distúrbios Genéticos
Os distúrbios genéticos podem trazer desde erros metabólicos até malformação congênita, porque a célula é mal programada para seguir a sua diferenciação normal.
3.7 Distúrbios nutricionais
O excesso de alimentos , notadamente os lípides, causam lesão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • necrose e apoptose
  • Necrose e Apoptose
  • Apoptose e Necrose
  • Apoptose e necrose
  • Apoptose E Necrose
  • APOPTOSE X NECROSE
  • Necrose x Apoptose
  • Aula Patologia Apoptose e Necrose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!