Apoolo 13

445 palavras 2 páginas
Embora a eletricidade tenha sido descoberta bem antes, mas foi no século XIX que houve associação entre a eletricidade e o magnetismo, de forma que, a partir deste conhecimento, foi inventado o transformador que possibilitou a distribuição da energia elétrica aos consumidores, como segue:

Em 1820 - Hans Christian Ørsted observa que uma corrente elétrica causa uma perturbação em uma bússola próxima, ilustrando a iteração entre eletricidade e magnetismo. André-Marie Ampère consegue desenvolver e explicar o fenômeno.

Em 1827 - Georg Ohm publica Die galvanische Kette mathematisch bearbeitet (O Circuito Galvânico, Investigado Matematicamente), trabalho no qual desenvolve a teoria de circuitos, incluindo a Lei de Ohm.

Em 1831 - Michael Faraday determina experimentalmente o fenômeno da indução magnética entre duas bobinas, formulando o princípio do transformador. A indução também é observada com o uso de um ímã permanente, obtendo-se desta forma o princípio dos motores e geradores elétricos.

Em 1864 - James Clerk Maxwell apresenta em A Treatise on Electricity and Magnetism as equações do eletromagnetismo, consolidando os experimentos de Faraday. Suas equações prevêem a existência das ondas eletromagnéticas, e anuncia que a própria luz é uma forma de eletromagnetismo.

Em 1879 - Thomas Edison inventa a primeira lâmpada elétrica comercialmente viável. No Brasil - A eletricidade começou a ser usada no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, logo após o invento do Dínamo e da Lâmpada Elétrica. No mesmo ano, D. Pedro II inaugurou a iluminação da estrada de ferro.

Em 1880 - Edison patenteia o sistema de distribuição elétrica.

Em 1881 - No Brasil - A primeira iluminação externa pública do País foi inaugurada na atual Praça de República, em São Paulo.

Em 1882 - Edison implementa o primeiro sistema de distribuição elétrica, em corrente contínua, 110 volts, em Manhattan.

Em 1883 - No Brasil - Entrou em operação a primeira usina hidrelétrica do País,

Relacionados