Aponte e explique uma limitac a o presente na maioria dos i ndices de inflac a o

345 palavras 2 páginas
1) Aponte e explique uma limitação presente na maioria dos índices de inflação?

A maior limitação na hora de definir o indicie de inflação seria saber ao certo quais pontudos entram nesse cálculo. Pois cada família tem um estilo diferente a ser seguido, varia muito por causa da renda, gostos pessoais, época do ano e etc... Com isso a forma mais certeza de calcular a inflação seria nos mesmos (consumidores) calcular o que estamos comprando e a quantidade do produto e ver se com o tempo ele aumenta ou diminui. Outra limitação é a questão geográfica, sendo resolvida com a pesquisa em várias praças (em geral, as maiores capitais brasileiras) e pesando a inflação de cada região de acordo com sua população.

2) Diferencie inflação de oferta e inflação de demanda.

A inflação de demanda ocorre quando há uma ampliação da liquidez no Mercado, sem que seja acompanhado pelo crescimento da produção, ou seja, há muita demanda e poucos produtos aumentando o preço dos mesmos.
A inflação de oferta é quando os níveis de demanda permanecem os mesmos e os custos aumentam. Apesar de a demanda ser estável, alguns insumos utilizados para produzir, em razão de sua escassez, pressionam o aumento dos custos e podem provocar o aumento dos preços de mercado.

3) Explique brevemente o que foi o período de inflação inercial no Brasil.

Nos anos de 1970 e 1980 o Brasil passou por um grande inflação, e também teve contratos de alugueis que tinha clausulas de correção e eram auto-aplicáveis, com isso tinham mudanças de acordo com a inflação. Assim foi o começo da inflação inercial, pois ocorreu quando os preços de uma economia ofereceram resistência às politicas de estabilização.
A inflação Inercial gerou na população um comportamento de antecipação, transferindo para o mês seguinte a taxa de inflação do mês passado, mesmo que não houvesse pressões de demanda ou de custo. Essa inflação real, se não for corrigida, pode se manifestar continuamente.
Muitos brasileiros sabem o

Relacionados