Apontamentos A Cidade No S Culo XXI Segrega O E Banaliza O Do Espa O ALVARO FERREIRA

8009 palavras 33 páginas
Apontamentos A cidade no século XXI segregação e banalização do espaço Alvaro Ferreira

FERREIRA, Álvaro. A cidade no século XXI: segregação e banalização do espaço. Rio de Janeiro: Consequência. 2011.
O livro, por Horácio Capel
Neste livro, Alvaro Ferreira demonstra a preocupação de inserir sua investigação em um marco teórico adequado, e explorou, nesse sentido, as contribuições do marxismo de maneira imaginativa e não dogmática. Faz parte de um grupo de geógrafos brasileiros que tem tomado como ponto de partida a obra de Milton Santos, de David Harvey e de outros geógrafos, e que tem explorado as implicações da reflexão do filósofo marxista Henri Lefebvre, contribuindo para o enriquecimento de sues temas de pesquisa e da maneira como os aborda.
O autor se empenha em desvelar as novas lógicas espaciais da atual fase do capitalismo, com exemplo concreto da evolução produtiva no Rio de Janeiro ao longo do século XX. É uma banalidade dizer que estamos em um momento de mudanças muito intensas; porém, não o é afirmar que tais mudanças nos obrigam a observar atentamente a realidade, a sociedade atual e as possibilidades que se abrem: possibilidades novas de dominação (videovigilância, computadores potentes...), mas também de interação social e de novas dialéticas, como a Web 2.0, a ciência solidária, as formas inéditas de participação. (p. 17)
É possível que haja formas radicais para mudar o sistema econômico dominante. Porém, enquanto se discute e elas não chegam, talvez haja alguns caminhos que, para começar, podem ser verdadeiramente revolucionários: por exemplo, um deles, negar-se a entrar na sociedade de consumo, consumir com moderação, e somente o de fato necessário, não se deixar influenciar pela publicidade, pelo marketing e pelas campanhas de imagens. Pode-se dizer que o consumidor, e especialmente o consumidor compulsivo, é o principal aliado do capitalismo. Portanto, a redução do consumo põe em xeque os mesmo fundamentos do sistema econômicos capitalista.

Relacionados