Apontamentos sobre a historia de dois jornais curitibanos 1

Páginas: 26 (6411 palavras) Publicado: 28 de abril de 2015
Apontamentos sobre a história de dois jornais curitibanos: “Gazeta do Povo” e “O Estado do Paraná”

Elza Aparecida de Oliveira Filha*

1.1.1.1.1
1.1.1.1.2 Introdução
O presente texto pretende identificar, em dois diferentes momentos da história de Curitiba, algumas das condições sociais, políticas, econômicas e culturais que contribuíram para o surgimento de dois dos mais importantes jornaisparanaenses da atualidade: a “Gazeta do Povo”, que começou a circular em 2 de fevereiro de 1919 e “O Estado do Paraná”, editado a partir de 17 de julho de 1951.
No início da década de 60, por motivos diversos, os dois jornais enfrentavam profundas crises, tendo sido vendidos a seus atuais proprietários. Nos últimos 40 anos os veículos passaram por transformações e integram hoje os mais fortesconglomerados de comunicação do Paraná, responsáveis, em grande medida, pelas informações consumidas pela maioria da população paranaense e, conseqüentemente, pela formação da opinião pública.
O trabalho foi desenvolvido com base em entrevistas e em pesquisa bibliográfica, com consultas a duas fontes básicas: as coleções dos jornais pesquisados e autores que trabalham com a história do Paraná e deCuritiba. Os jornais não possuem arquivos plenamente organizados e suas próprias coleções apresentam falhas. A “Gazeta do Povo” tem todas as edições devidamente encadernadas apenas a partir da década de 40, e mesmo assim existem lacunas na coleção. Os volumes estão precariamente guardados em um prédio sem iluminação ou ventilação adequadas e as consultas não são, normalmente, permitidas1
Em “O Estadodo Paraná” a situação é ainda mais precária: a coleção encadernada do jornal data apenas do final dos anos 60 e se encontra armazenada em um local no subsolo do prédio onde funciona a editora, sem qualquer ordem, mesmo cronológica, e sem condições de climatização favoráveis.
A coleta de dados para o presente trabalho incluiu ainda entrevistas com os atuais diretores de redação dos dois veículos eum ex-diretor de “O Estado do Paraná”.
Gazeta do Povo : um jornal independente e apolítico
No dia 20 de janeiro de 1919, o advogado Benjamim Lins fez circular em Curitiba o manifesto de fundação da “Gazeta do Povo”: “Não pertenço, não quero pertencer, a nenhum dos grupos políticos que militam no Estado. A política pessoal, circunscrita a adoração fetichista de qualquer individualidade, como temocorrido nos últimos tempos da República, não só não me cativa, como é de tal forma contrária a minha índole que mal entendo que haja alguém capaz de se circunscrever a atividade tão inferior (...) Não tem, pois, nenhum fundamento notícia propalada de que o jornal que redigirei se destina ao lançamento ou defesa de qualquer candidato à Presidência do Estado. Será escoimado de vícios políticos, viverápor si, do povo, para o povo”2. O texto fala também que a linha do jornal será de “independência e imparcialidade”.
Naquela época, Curitiba tinha cerca de 40 mil habitantes e vivia um momento de expressivo crescimento. A Universidade do Paraná, criada em 1912 como instituição pioneira do gênero no Brasil, formava suas primeiras turmas e atraía estudantes de vários Estados; imigrantesestrangeiros, fugindo da Europa devastada pela Primeira Guerra Mundial, encerrada no final do ano anterior, chegavam ao Paraná. Grandes levas de italianos, poloneses, ucranianos e alemães – que há quase 50 anos já vinham se instalando na região – eram atraídas pela facilidade de obtenção de terras e pelas oportunidades de trabalho. A economia da erva-mate vivia o seu segundo e maior ciclo expansionista,atingindo em 1920 a exportação de 44.873 toneladas de folhas e ajudando a fixar as populações migrantes3.
Existiam outros jornais em Curitiba quando do lançamento da “Gazeta do Povo”, como “A Tribuna” e o “Diário da Tarde”4, além de uma numerosa e pouco constante imprensa operária, com títulos como “O Proletário”, “União e Trabalho” ou “ O Trabalho”. Os jornais operários, de inspiração socialista ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apontamento sobre a história e desenvolvimento da impressão
  • Historia De Curitibanos
  • Apontamentos sobre Abate Clandestino
  • Dos annales à micro-história: alguns apontamentos sobre os avanços da história social
  • Apontamentos de história
  • apontamentos historia A
  • Historia do jornal
  • Historia Do Jornal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!