apontamentos da mineralogia aplicada

Páginas: 38 (9401 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
INSTITUTO POLITECNICO DE TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO
BEIRA
Mineralogia Aplicada
Descrição sistemática dos elementos nativos metálicos
ELABORADO por: dr. Ramos A. Nguenha

Ouro (Au)
Cristalografia: isométrico. Os cristais são comummente octaédricos.
Propriedades físicas: D = 2.5 a 3, d = 19.3 quando puro (a presença de outros metais diminui a densidade); fractura serrilhada, Brilho -Opaco, maleável e dúctil, a Cor possui vários matizes de Amarelo dependendo da pureza, ficando mais pálido com aumento da prata.
Composição: existe uma solução sólida entre Au e Ag; a maioria de ouro contém prata. Quando a prata está presente em quantidades superiores a 20%, a liga é conhecida como Electro. Pequenas quantidades de Cu e Fe podem estar presentes, como traços de metais tais como:Bismuto (Bi); Chumbo (Pb); Estanho (Sn); Zinco (Zn) e Platina (Pt). A maioria do ouro contém aproximadamente, 10% de outros metais e tem uma pureza de900. A pureza ou qualidade de ouro, é expressa em partes por 1000.
Estrutura: A estrutura do ouro está baseia – se no empacotamento cúbico mais compacto dos átomos de ouro.
Características diagnósticas: o ouro é distinguido de sulfetos amarelos,como a pirite, calcopirite e das palhetas amarelas de micas alteradas pela sua sectilidade e sua densidade relativa elevada.
Ocorrência: o ouro tem uma abundancia média de 0,004 ppm na crosta terrestre e é um elemento raro. O ouro corre na natureza, amplamente distribuído em pequenas quantidades. A maior parte de ouro ocorre como metal nativo. Da produção mundial de 2004, cerca de 14% veio daÁfrica do Sul. As principais fontes de ouro sul-africano são os conglomerados pré-cambrianos Witwatersrand, no Transval e conglomerados similares no Orange Free State. Outros principais produtores de ouro são os Estados Unidos da América, a Austrália, a Rússia e o Canada. Os maiores produtores de ouro nos estados unidos da América são os estados de Montana, Arizona, Utah, Nevada, e Alasca.
Uso: Amaioria do ouro existente é apropriado por vários países como barras e usado para reserva monetária. Também é usado na forma de medalhas, jóias, instrumentos científicos, na galvanoplastia, folhas de ouro e na ontologia.

Prata (Ag)
Cristalografia: isométrico; os cristais são comummente malformados e em grupos ramificados, arborescentes ou reticulados. Normalmente, a prata é encontrada emmassas irregulares, placas e escamas; localmente como fio fino ou grosso.
Propriedades físicas: D = 2.5 a 3, d = 10, quando pura e 10 a 12 quando impura, fractura serrilhada, maleável e dúctil, Brilho - Metálico, Cor e traço: Branco - prata, frequentemente machado de castanho ou preto – acinzentado
Composição: a prata nativa contém ouro Au, Hg e CU comummente ligado, mas raramente traços de Pt,antimónio (Sb),e Bismuto (Bi).
Estrutura: A estrutura da prata está baseada no empacotamento Cúbico mais compacto de átomos de prata.
Características diagnósticas: a prata pode ser distinguida pela sua maleabidade, cor em superfície fresca e densidade relativa elevada.
Ocorrência: a prata nativa é amplamente distribuída em pequenas quantidades na zona oxidada de depósitos de minério. A maioriadas reservas do mundo provém de sulfetos de prata e sulfossais. A maior parte da reserva do mundo provém de outros minerais tais como: Acantita (Ag2S); Proustita (Ag3AsS3) e Pirargirita (Ag3SbS3).
Os grandes produtores de prata são: Peru, China, México, Austrália e os Estados Unidos da América, sendo o México, historicamente, produtor mais importante.
Uso: A prata tem muitas aplicações sendo aprincipal o uso em emulsões de filmes fotográficos, galvanoplastia, solda, talheres, equipamentos electrónicos e em desembaçadores de vidos de carros. Actualmente, as moedas de prata foram substituídas por outros metais, como o níquel e o cobre.

Cobre (Cu)
Cristalografia: isométrico. Faces tertrahexaédricas são comuns tal como no cubo, no dodecaedro e no octaedro. Os cristais são normalmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MINERALOGIA APLICADA
  • Apontamentos de estatística aplicada
  • Mineralogia
  • MIneralogia
  • Mineralogia
  • Mineralogia
  • Mineralogia
  • mineralogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!